Mesmo a Defesa Civil informando que não há nenhuma decretação de situação de emergência em municípios de Mato Grosso por conta dos estragos causados pelas chuvas dos últimos dias, vários alagamentos e atoleiros foram registrados nesta terça-feira (21) em regiões distintas do Estado.
Em municípios como Rondonópolis, no sul do Estado, Juruena, no noroeste, Sorriso, no norte, e em Cuiabá, no Distrito da Guia, houve registros de alagamentos e atoleiros, como demonstram as imagens a seguir.
O órgão estadual de defesa, por outro lado, informou, através de sua assessoria de imprensa, que vem apenas divulgando alertas de temporais e que ainda não houve decretação de estado de emergência solicitado por nenhuma cidade de Mato Grosso.
Juruena BR-174
Na região noroeste, moradores entre Juruena e Juína estão inconformados com os atoleiros que se encontram em alguns pontos da BR-174, sobretudo no trecho que liga os municípios de Castanheira e Juruena. Um ônibus de viagem ficou atolado na estrada na segunda-feira (20). Em fotos e vídeo, é possível ver congestionamento de veículos de carga e passeio atolados na lama da rodovia.
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) informou, em seu perfil do Instagram, que vai protocolar na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) a solicitação de manutenção emergencial nas estradas estaduais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para perigo potencial de chuvas intensas ainda nesta quarta-feira (22), até as 10h de quinta. Durante a noite, pode haver pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Na manhã de quinta, o dia deve ficar nublado, com pancadas de chuva e trovoadas.
Rondonópolis
Na cidade rondonopolitana, diversas famílias ficaram ilhadas, com as casas embaixo d’água, nesta terça de Carnaval. Isso porque, após forte chuva no município, o rio Vermelho transbordou, deixando a Comunidade Miau, localizada na Rodovia do Peixe, afetada por alagamento. A Defesa Civil do município trabalhou com o Corpo de Bombeiros para o resgate das famílias e alertou outras que não foram afetadas a saírem das residências.
Somente nesta terça, o volume do rio subiu 1,5 m nas últimas 24 horas. No entanto, a Defesa informou que o nível do rio Vermelho já começou a baixar nesta quarta-feira, registrando 5,15 metros por volta das 9h, ou seja, está fora do nível de alerta e risco de enchente.
Rondonópolis também tem alerta laranja do Inmet para perigo com chuvas intensas, podendo haver corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, além de descargas elétricas. A previsão ainda é de muita chuva para estas quarta e quinta-feira, registrando máxima de 30ºC.
Sorriso
A prefeitura está realizando reparos emergenciais na MT-140, estrada que dá acesso ao assentamento Piratininga, na região de Sorriso (a 420 km de Cuiabá).
A prefeitura informou que em razão das fortes chuvas dos últimos dias, um trecho crítico de aproximadamente 800 metros, está deixando caminhões de carga atolados. A recomendação é para que os motoristas utilizem a antiga estrada, que foi liberada para passagem de caminhões vazios.
Sorriso também está na lista de cidades do Inmet com alerta para temporais. Ainda na noite desta quarta-feira, a previsão de muita chuva com trovoadas isoladas. Os termômetros registram máxima de 28ºC nesta quarta e quinta.
Distrito da Guia
Um vídeo mostra uma inundação em uma chácara na Guia, ocorrida na tarde desta terça-feira. Nas imagens, é possível ver a água quase cobrindo um veículo estacionado.
A Prefeitura de Cuiabá informou que a Defesa Civil municipal está monitorando o rio Cuiabá. De acordo com o órgão, apesar de chuvas intensas, o rio atingiu, nesta quarta-feira, a cota de 3 metros, sendo que subiu apenas 0,30 m nos últimos três dias, ou seja, longe da cota de alerta, que é de 8,50 m.