Romildo Neves, 47, realizou o sonho de percorrer o trajeto de Cuiabá ao Pantanal mato-grossense correndo sozinho. Natural de Mimoso – distrito de Santo Antônio de Leverger -, o atleta cumpriu o percurso de 213 km em uma maratona de quase 24 horas. Segundo ele, objetivo era desafiar o próprio corpo e a mente.
Romildo corre há pele menos 30 anos e saiu às 15h do feriado da Independência, nessa quinta-feira (7) de Cuiabá. Percorrendo o trajeto debaixo de sol e chuva, ele chegou ao destino por volta das 13h de sexta-feira (8). Percurso foi estudado e alinhado por ele mesmo, sem acompanhamento.
“Saímos às 15h de Cuiabá, passamos por Santo Antônio, Barra do Aricá, Porto de Fora, Mimoso, até chegarmos em Pantanal, na pousada Tamanduá. Objetivo da corrida é olhar o quanto somos capazes de fazer. É muito bom mostrar que você consegue chegar tão longe, não só eu, mas todos que têm saúde para correr”, comentou. Ele correu sozinho, mas teve equipe de apoio ao longo do trajeto.
Decisão foi solitária. No entanto, ele contou com o auxílio da esposa, a enfermeira Aracely Zaizaé, e o irmão para concluir o desafio. A enfermeira acompanhou o marido, de carro, transportando utensílios mais pesados. Já o irmão, ciclista profissional, acompanhou Romildo de bicicleta com água e alimentos mais leves.
Conforme o planejamento, o atleta parou para comer e beber água a cada 20 km e não descansou nem mesmo para dormir. Da decisão até a data de correr foram 4 meses de preparação física, psicológica e financeira. Mesmo sendo corredor contínuo, o preparo físico para um percurso de mais de 200 km é indispensável.
Atleta já conquistou várias medalhas de corridas em Mato Grosso e no Brasil. Última foi o 2º lugar na corrida de Cuiabá a Chapada dos Guimarães (65 km ao norte de Cuiabá). Segundo ele, esta última foi à confirmação de que ele poderia “ir além”.
“Quando pensei em fazer esse desafio, não tinha condições financeiras, mas fiz rifa, arrecadei dinheiro e o pessoal viu que era sério e ajudou. As coisas aconteceram de um jeito maravilhoso. Corro desde 1991, já corri todas as Corridas de Reis, exceto duas, corri maratonas no Rio de Janeiro, em Brasília, enfim. Eu amo correr e isso me mostra que sou capaz”, finalizou.
Veja vídeo