Assembleia Legislativa ‘enterra’ de vez VLT e aprova mudança para BRT

Fonte:

A Assembleia Legislativa aprovou a mudança do veículo leve sobre trilhos (VLT) para o BRT, projeto que foi encaminhado pelo governador Mauro Mendes (DEM) em regime de urgência, para que o estado possa conseguir alterar o contrato com a Caixa Econômica.

Apenas os petistas Lúdio Cabral e Valdir Barranco foram contrários ao projeto que irá garantir o encerramento das tentativas de terminar o VLT. Na terça-feira (5), Lúdio pediu vista da proposta e consegui mais 24 horas para análise. No entanto, mesmo apontando erros no projeto de Mendes, eles não conseguiram apoio dos colegas.

Lúdio argumentou que o governador quer aprovar o projeto à toque de caixa, sem tempo hábil para discutir com a população, as prefeituras e os especialistas. “entre o Natal e o Ano Novo o governador apresentou a decisão sem abrir para qualquer tipo de diálogo. Alterar a lei irá ampliar a insegurança jurídica”.

“A população não foi ouvida. Não vamos ser nós que vamos usar o VLT ou BRT. Eu quero votar e ajudar a escolher o projeto mais viável, desde que debatido exaustivamente. No atropelo, o governador querendo empurrar goela abaixo, não dá para aceitar”, argumentou Barranco.

A proposta do governo do Estado é implantar o ônibus de trânsito rápido (BRT na sigla em inglês), para instalar corredores exclusivos de ônibus, além de aumentar a frota do transporte coletivo. Além do pedido à Assembleia Legislativa, o governador também solicitou autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional para a troca.

Escolhido para melhorar a mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande para a Copa do Mundo de 2014. As obras começaram em 2012, mas estão paradas desde 2014. Entre as vantagens apresentadas para o modal estão o baixo índice de poluição e a rapidez.

Fonte: Muvuca Popular