O Projeto de Lei 05/2024, de autoria do deputado Dr Eugênio de Paiva (PSB), destina aos times da Primeira Divisão do Campeonato Mato-grossense R$ 300 mil reais para cada clube como forma de incentivo. O total para este ano é de cerca de R$ 3 milhões aos 10 times que participarão do campeonato, que começa dia 20 de janeiro.
A proposta foi aprovada nas sessões desta quinta-feira (11) na Assembleia Legislativa e vai para sanção do governador Mauro Mendes. Durante a votação, Dr Eugênio recebeu parabéns pela iniciativa dos deputados Júlio Campos, Wilson Santos, Beto Dois a Um e Carlos Avallone.
A proposta prevê inclusive o incentivo aos clubes dos campeonatos organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), das Séries A, B, C e D, neste caso Cuiabá, Mixto e União de Rondonópolis.
“Apresentamos o projeto para fortalecer os times e para eles serem mais competitivos. Os deputados entenderam a importância do projeto e abraçaram e defenderam a destinação do recurso”, avaliou o Dr Eugênio. “Os times do Campeonato Mato-grossense precisam se fortalecer e serem mais competitivos”, argumenta.
CONVÊNIO
A lei estabelece ainda que o repasse do recurso para auxílio aos clubes seja realizado por meio de convênio com a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), com destinação direta aos clubes.
A proposta trata-se da instituição do Programa de Apoio aos Clubes de Futebol Federados da Primeira Divisão do Campeonato Mato-grossense.
O Projeto de Lei autoriza ainda o governo a abrir crédito orçamentário na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, via fundo específico, para atender a despesa prevista com a lei.
Dr Eugênio afirma que o time do Cuiabá é o exemplo com investimento e que representa a Capital e Mato Grosso há 3 anos na elite do futebol do Brasil. “O time do Cuiabá teve investimento e nos orgulha e nos representa bem. Precisamos de mais times do Estado competitivos”, reforça.
Os 10 times que participarão do Campeonato Mato-grossense de Futebol são: Cuiabá, Mixto, Dom Bosco, Operário de Várzea Grande, União de Rondonópolis, Associação Atlética Araguaia, Luverdense, Nova Mutum, Academia e Primavera Atlético Clube.
Fonte: Estadão de MT