Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) referendaram, por unanimidade, a indicação do procurador de contas Alisson Alencar ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Alisson foi o nome escolhido pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), diante da aposentadoria de Valter Albano, anunciada nesta segunda-feira (22).
Nesta terça, Pivetta afirmou que a indicação seguiu critérios estritamente técnicos e negou qualquer negociação política. O governador em exercício também destacou o preparo de Alisson, que esteve à frente do Ministério Público de Contas.
Em seu discurso durante sabatina na Assembleia Legislativa, Alisson Alencar adotou o tom conciliatório. O ponto central do discurso foi a defesa de uma mudança de paradigma na atuação do controle externo. Para o candidato, o sucesso do Tribunal de Contas deve ser medido pelo êxito da administração pública, e não apenas pelo número de sanções aplicadas.
Alisson também utilizou o púlpito da ALMT para exaltar a importância do Poder Legislativo, classificando a Casa de Leis como a “alma da democracia”, reforçando que o TCE deve respeitar a classe política e as instituições.
A indicação foi aprovada em sessão híbrida com duração de cerca de 2h30. Os 23 deputados que estiveram presentes no plenário, seja de forma remota ou física, foram favoráveis à indicação de Alisson.
Valter Albano da Silva se aposentou voluntariamente do Tribunal de Contas de Mato Grosso na segunda-feira (22) após mais de 23 anos à frente do cargo. (HNT)





