Benedito Anunciação de Santana de 40 anos, apontado pela polícia como o mandante do assassinato de Heloysa Maria de Alencastro Souza de 16, ocorrido na terça-feira (22), tem diversas passagens pela polícia. Uma delas é pelo crime de ameaça cometida contra o próprio pai, um idoso de 80 anos de idade.
Conforme apurado pela reportagem, o crime aconteceu em outubro de 2023, em Cuiabá. Informações apontam que o pai de Benedito havia vendido um imóvel e dividiu o dinheiro entre sete filhos.
Benedito, no entanto, não ficou satisfeito com o valor que havia ganho do pai e queria mais dinheiro. Por isso, ameaçou o idoso com uma faca.
O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI). Além da ameaça contra o pai, o criminoso coleciona outras passagens pela polícia como violência doméstica e desacato.
Caso Heloysa Alencastro
Na última terça, de acordo com a Polícia Civil, Benedito levou três comparsas até à casa de Suellen, sua ex-convivente. Eles foram identificados como Gustavo Benedito Junior Lara de Santana de 18 anos, que é filho de Benedito; J.L.F.G de 17 anos e J.V.P.B de 16 anos, colegas de escola de Gustavo.
Lá, eles assassinaram Heloysa, filha única da mulher.
A menina foi estrangulada com um cabo de carregador de celular. Após a morte da adolescente, Suelen chegou em casa e foi espancada pelos criminosos a ponto de ter o rosto desfigurado.
Em seguida, o bando levou o corpo da vítima até o bairro Ribeirão do Lipa e jogou dentro de um poço localizado em uma região de mata.
Prisão
Benedito, Gustavo e um dos menores foram presos no mesmo dia do crime. O outro menor estava foragido, mas foi apreendido no dia seguinte.
Pai e filho tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva após audiência de custódia realizada na quinta-feira (24). Já quanto aos menores, a Justiça não informou sobre a situação deles.
Eles deverão responder por feminicídio e roubo. (Repórter MT)