Arena Pantanal será usada para testagem em massa da população

Fonte:

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, anunciou nesta sexta-feira (10) que a Arena Pantanal, em Cuiabá, será utilizada como um Centro de Triagem para realização de testes rápidos e consultas para início de tratamentos precoces de pacientes com coronavírus.

O Governo do Estado adquiriu 300 mil testes rápidos, dos quais 100 mil foram doados pela empresa JBS. Além disso, R$ 2 milhões foram investidos em equipamentos para aumentar o desempenho do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen), que tem capacidade para realizar mil testes RT-PCR por dia.

O anúncio oficial do Centro de Triagem será feito na próxima segunda-feira (13) pelo governador Mauro Mendes (DEM). “Vamos fazer uma parceria com as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande para criar o Centro de Triagem na Arena Pantanal, para fazer triagem, testagens e consultas para tratamento precoce da covid-19”, disse Gilberto Figueiredo em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (9), 26.396 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 961 óbitos em decorrência do coronavírus no estado.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 240 internações em UTI e 381 em enfermaria. Isto é, a taxa de ocupação está em 98,4% para UTIs e em 55,9% para enfermarias.

Investimentos

A taxa de ocupação hospitalar em Mato Grosso está em 98,4% e até o momento, 26.396 pessoas foram infectadas e 961 morreram em virtude da infecção. Na tentativa de ampliar os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o secretário anunciou 204 novas vagas que serão abertas em hospitais pelo Estado.

“Todo esforço para ampliar o isolamento social não está sendo suficiente e temos essa taxa de óbito muito alta. A partir de hoje começamos a implementação de mais leitos de UTI. Existe um cronograma e vamos chegar até o final desse mês com 204 novos leitos”, disse.

Os leitos serão abertos pelo Governo do Estado em unidades de saúde das seguintes cidades: Cuiabá (20); Várzea Grande (30); Sinop (9); Campo Verde (10), Primavera do Leste (10); Pontes e Lacerda (10); Cáceres (10); Alta Floresta (20); Nova Mutum (10); Água Boa (10); Peixoto de Azevedo (10) e Confresa (10).

Foram adquiridas 800 bombas de infusão (equipamento necessário para utilização de respiradores), 50 respiradores que serão disponibilizados para Cuiabá e a compra de R$ 9 milhões em medicamentos para formação dos kits-covid. “Os medicamentos são para atendimento precoce à covid-19 e serão disponibilizados aos municípios que adotarem o protocolo precoce”, completou.

Fonte: PNB Online/G1