O projeto de Lei que cria o Dia Municipal do Motorista de Aplicativo de Cuiabá foi aprovado durante a sessão desta terça-feira (22), na Câmara de Vereadores. O projeto é de autoria da vereadora Maysa Leão (Republicanos).
“Este é um projeto que reconhece a importância destes trabalhadores na nossa sociedade, todo seu esforço nas ruas para entregar alimentos, remédios, além de contribuir para o fomento do comércio na nossa cidade”, pontuou Maysa Leão.
Fica instituído o dia 25 de julho para a celebração da data e a lei tem como objetivo homenagear os/as motoristas de aplicativo que atuam na cidade de Cuiabá. Os profissionais unem os pontos da cidade de norte a sul, de leste a oeste, 24hs por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês, em todas estações do ano. O projeto segue agora para sanção da Prefeitura de Cuiabá.
A vereadora ainda lembrou da importância de pensarmos em locais para esses motoristas, especialmente os motociclistas, que carecem de banheiros públicos, local para descansar entre as entregas, proporcionando dignidade.
Segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2022, Cuiabá é a segunda capital que mais usa aplicativos de mobilidade urbana no país, a capital mato-grossense apresenta taxa de 15% – cinco vezes mais do que a média nacional, que é 3,1%. Em Porto Alegre (RS), o índice é de 17%.