Após visita, australiano se muda para Cuiabá e já vive nova rotina

Fonte:

O australiano Simon Gagliardi, 23, escolheu Cuiabá como sua morada e compartilha nas redes sociais a rotina como “novo cuiabano”. Nascido e criado em Adelaide, cidade localizada na costa sul da Austrália, o jovem formado em Educação Física e psicologia contou ao Gazeta Digital que decidiu visitar a capital calorosa após conhecer algumas pessoas em seu país natal.

De mudança, ele conseguiu um trabalho como professor de inglês e tem se adaptado aos novos costumes. Em fevereiro deste ano, Simon chegou à Capital, onde passou uma curta temporada de um mês. “É bem agradável, eu acho que posso viver aqui”, relembra o australiano, que não se intimidou com o calor e o pouco conhecimento da língua portuguesa, comemorando seu aniversário em solo cuiabano.

Nobres, Parque Tia Nair, Igreja São Benedito, Bar do Jarbas e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão na lista de lugares que o australiano visitou.“Eu queria ter ido para Chapada dos Guimarães, mas tinha os deslizamentos então não pude ir, mas em breve eu irei”, lamenta o jovem, ao citar a situação do Portão do Inferno, interditado recentemente para obras.

Após a visita em fevereiro, ele foi convidado por uma escola de idiomas para lecionar inglês na Capital. Em março retornou para seu país de origem, já decidido pela mudança. Então, no dia 25 de julho, Simon veio “de mala e cuia”.

O australiano se diz bem recepcionado pelos cuiabanos, o que o faz sentir como se estivesse com a própria família. Ele cita que se comparado ao Rio de Janeiro e São Paulo, que já visitou, se sente mais seguro em Cuiabá.

A diferença climática não é um problema para o jovem, Simon narra que no verão australiano o calor é parecido com o de Cuiabá e o clima tão seco quanto. “Quando eu estava lá há algumas semanas, estava nos 10°C, mas agora aqui estou nos 38°C”, diz Simon ao Gazeta Digital.

Alérgico a glúten e laticínios, ele não pode experimentar o famoso baguncinha com maionese temperada, mas garante que gostou muito de feijoada e farofa de banana e se diz surpreso com a facilidade de se alimentar, diferente da Austrália, onde precisa perguntar se os alimentos possuem os itens dos quais é alérgico.

Fã de pagode, sertanejo e funk, o jovem compartilha a nova rotina nas redes sociais, com vídeos curtos que narram as situações vividas em terras mato-grossenses. Em vídeo recente, ele conta como foi a primeira semana morando na capital, onde sentiu dificuldade com o idioma. “Eu acho que vocês falam muito rápido, eu não entendi nada”, brinca Simon em trecho da gravação.

 

As publicações em suas redes sociais têm ganhado muito alcance, com comentários de cuiabanos empolgados e curiosos com a presença do australiano. “Meu novo influencer local favorito”, “Escolheu o lugar mais quente pra ficar”, reagem os seguidores de Simon, que diz ao Gazeta Digital se sentir grato pela recepção nas redes sociais, interação essa que de certa forma acaba tranquilizando os familiares que se encontram tão distantes.

“Eu pretendo morar aqui o quanto for possível, pelo menos por um ano. Se eu puder viajar seria legal, mas eu pretendo aprender português, espanhol e italiano e visitar a Colômbia e outros países da América do Sul”, planeja Gagliardi.

Fonte: Gazeta Digital