Após receber primeira dose, prefeito aguarda acordo para vacinar toda a população de Cuiabá

Fonte:

Com os dizeres de “Viva o SUS [Sistema Único de Saúde] e Viva a Ciência”, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) recebeu nesta segunda feira (07), no posto de vacinação do Sesi/Senai na Avenida XV de Novembro, a primeira dose da vacina contra a covid-19.

O imunizante aplicado foi da Pfizer. A segunda dose está marcada para 90 dias.

Após a vacina, o prefeito declarou que tem a esperança de que a vacina seja universalizada no Estado. “Espero que esse dia chegue a todos os cuiabanos e mato-grossenses”, declarou.

Vacinação de todos os cuiabanos

Na coletiva à imprensa, Emanuel revelou que tem a expectativa de receber até 670 mil doses de vacinas para Cuiabá, o que permitia vacinar a população cuiabana por completo.

Essa quantia de vacinação seria entregue pelo Ministério da Saúde a título de compensação pela participação de Cuiabá na Copa América de Futebol, organizado pela Conmebol.

“Nós aguardamos uma resposta na tarde desta segunda-feira. Conversei nos últimos dias com o ministro Luiz Eduardo Ramos e estamos aguardando uma resposta. O deputado federal Emanuelzinho também está participando e estamos na expectativa”, disse.

670 mil doses extras de vacinas

O prefeito ressaltou que, na hipótese de receber 670 mil doses extras de vacinas, a quantia será suficiente para imunizar toda a população cuiabana, contemplando a faixa etária de 18 a 54 anos, independentemente de comorbidade, que ainda não tiveram seus cadastros liberados.

“Conseguiremos vacinar toda a população com essa quantia de vacinas. Por isso, já dialogamos com a CBF e o ministro Luiz Eduardo Ramos tem sido bastante atencioso e dedicado para atender essa demanda”.

Com relação à liberação da vacina russa Sputnik V, que foi liberada na sexta-feira (4) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Emanuel diz que a quantia que contempla Mato Grosso é irrisória.

“Houve uma aprovação precária pela Anvisa e o Estado poderá receber 35 mil doses. O que a população de Cuiabá pode ter certeza é que estou no cargo de prefeito me empenhando para acelerar as vacinas”, concluiu.

Fonte: O Livre