Após protestos, monumento será recolocado na Praça 8 de Abril

Fonte:

A Prefeitura de Cuiabá, após ser criticada pela reforma da Praça 8 de Abril, decidiu recolocar no local o monumento Árvore de Todos os Povos, do artista Wlademir Dias-Pino. A obra havia sido retirada do local após obras de reforma e revitalização daquele espaço público, na região central da capital. A recolocação do monumento foi garantida pelo secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo, em reunião com artistas, representantes do setor cultural e membros do Instituto Silva Freire nesta sexta-feira (10). Vuolo também anunciou que a gestão entrará em contato com o artista plástico Adir Sodré, para que seu mural seja refeito.

As obras foram retiradas da Praça durante os trabalhos de revitalização do espaço, entregue à população no dia 23 de dezembro de 2019. O trabalho, uma parceria entre as Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, também garantiu a reconstrução do piso, pintura, instalação de iluminação de LED, bancos e lixeiras, jardinagem e paisagismo. No lugar da obra Árvore de Todos os Povos, a Prefeitura colocou um outro monumento de uma pedra que passa a ilusão de estar suspensa por um jato d’água.

Durante o encontro, Vuolo reiterou seu respeito às raízes cuiabanas e reconheceu a importância da preservação cultural por meio da valorização de seus artistas e obras, colocando-se sempre aberto ao diálogo com a sociedade. “Reforçamos aqui que não houve qualquer desrespeito aos artistas e que a gestão tem a sensibilidade de trabalhar para encontrar a melhor solução para esta questão.”

De acordo com a diretora geral do Instituto, Larissa Spinelli, a escultura-poema “Árvore de Todos os Povos” é fruto do Movimento do Intensivismo. Ela também lembra a importância do artista tanto no cenário nacional como no mundial. “Muita gente que passa por ali não sabe a importância dessa escultura. O trabalho do Wlademir é estudado por pesquisadores de outros países. Dentre outras coisas, ele foi o primeiro do mundo a criar um livro objeto. Para Cuiabá é uma honra abrigar uma obra de um artista que até hoje é considerado como vanguardista.”

O debate se estendeu à identificação e revitalização de obras de arte capital afora. Um novo posicionamento, com a definição de datas e um plano de ação para a recolocação da Árvore e a pintura do mural será anunciado em uma próxima reunião, a ser marcada nos próximos dias. Além disso, dois ofícios com a solicitação do Instituto serão protocolados, um na pasta e outro na Secretaria de Serviços Urbanos.

Fonte: PNB Online