Após modificações, Jorginho quer Cuiabá “mais corajoso” contra o Grêmio

Fonte:

Nem o desempenho brilhante de Clayson nem a muralha que é Walter. Para o técnico Jorginho, a vitória do Cuiabá sobre o Athletico-PR no último domingo (15) foi resultado de um trabalho inteligente de toda a equipe, que se iniciou fora do campo, nos treinamentos, e foi colocado em prática com maestria contra os paranaenses.

Em conversa com jornalistas, Jorginho demonstrou alívio por conquistar mais três pontos e deixar a zona de rebaixamento, ficando a um passo de terminar o primeiro turno do Brasileirão dentro da meta de 20 pontos. Esse é considerado o ‘número mágico’ para se manter na Série A sem passar muito sufoco no segundo turno.

“Estou muito feliz. Não tenha dúvidas de que foi uma vitória inteligente da nossa equipe, a gente soube jogar esse jogo. Sabíamos o quanto seria difícil, apesar de eles virem com uma equipe alternativa, têm muita qualidade. Tivemos mais dificuldade no primeiro tempo, mas a equipe não sofreu tanto defensivamente. […] O importante é que somamos os três pontos”, avaliou.

Apesar dos elogios à equipe, Jorginho também viu alguns pontos de fragilidade que precisam ser corrigidos para a partida contra o Grêmio, na quarta-feira (18). O principal ponto é a linha de defesa recuada, que abriu oportunidades para o Athletico-PR assustar o goleiro Walter em repetidas ocasiões. Para enfrentar o Tricolor Gaúcho, Jorginho quer um Dourado mais corajoso, que imponha seu estilo de jogo.

“Não tem como ser obrigação ganhar contra o Grêmio. Não estamos jogando contra qualquer equipe, é um grande time. Mas falo para meus jogadores que quero um Cuiabá corajoso, não quero retranca o tempo todo. Hoje abaixamos demais as linhas e demos chance ao Athletico. É muito difícil esse jogo contra o Grêmio, mas vamos jogar para vencer”, afirmou.

Outra mudança positiva, que talvez venha para ficar, é a recolocação do atacante Clayson em seu lugar de origem, atuando pelas beiradas do campo. Foi justamente em uma jogada pela esquerda que Clayson aproveitou para fazer um belo drible e meter no fundo do gol.

Antes, Clayson estava jogando como meia-atacante, uma função que foi repassada para Pepê e Rafael Gava, que se esforçaram para trazer mais criatividade e volume de jogo no campo adversário.

“Nós organizamos com duas linhas de quatro, com o Clayson um pouco à frente, tendo liberdade para sair em velocidade. Quando tivemos posse de bola com ele, Gava e Pepê, aproximando do Jenison, tivemos melhor desempenho. O Pepê e o Gava atuaram como meia-atacantes. Pisamos na área, o Gava quase fez um gol. Apesar de termos trocado o meio-campo, continuamos ofensivamente fortes”, explicou.

Resta saber se o novo formato do Cuiabá se manterá contra o Grêmio. A resposta vem nesta quarta-feira (18), às 18h, quando o Dourado receberá o Tricolor Gaúcho em casa, na Arena Pantanal, para uma partida atrasada da quinta rodada.

O Cuiabá tem 17 pontos e é o 16º colocado no Brasileirão. Já o Grêmio amarga a 19ª colocação, com apenas 10 pontos, mas vem se reinventando sob o comando de Felipão.

Fonte: Estadão de MT