Após realizar uma partida firme sem dar sopa para o azar e bater o Coritiba por 2 a 1 na última rodada do Brasileirão, o Cuiabá garantiu a permanência na elite e participará pela terceira vez do campeonato em 2023. Durante a competição, o Auriverde da Baixada venceu dez, empatou 11 e perdeu 17 vezes, totalizando 36% de aproveitamento.
O campeonato do Dourado foi marcado por uma reviravolta na tabela. O clube, que visitou a zona da degola em várias ocasiões, viu sua chance de ser rebaixado aumentar no decorrer da competição e chegar a 75% após perder para o Goiás na 33ª rodada. Porém, a partir deste resultado, o time comandado por António Oliveira foi para o tudo ou nada e conseguiu nas últimas cinco partidas sair como vencedor em três ocasiões, além de empatar e perder uma vez.
Oliveira, que sempre se mostrou confiante em seu trabalho e acabou se tornando herói do Dourado ao livrar a equipe do fantasma da Série B, não quis falar sobre sua continuidade no Auriverde, mas deu indícios de que continuará no Brasil para a próxima temporada.
“Tenho conversas agendadas com diversas pessoas para poder decidir aquilo que é o melhor para minha carreira e pro meu futuro, de acordo com o que são meus objetivos e minhas ambições. Mas vou ser honesto: quero pelo menos mais um ano continuar no Brasil”, disse.
Outro membro do Dourado que caiu nas graças da torcida foi o atacante Deyverson, que além de seu carisma com os torcedores, também foi decisivo para a equipe ao anotar seis gols no Brasileirão desde sua contratação. O centroavante ficou emocionado após participar do feito histórico do Auriverde ao se manter na elite.
“Passa um filme na cabeça. Minha esposa sempre fala que eu sou um cara de momentos decisivos. Não foi diferente no Palmeiras, com gol na Libertadores, e aqui para a permanência na primeira. Agradeço pela forma que me receberam, pela oportunidade de vir para o Cuiabá. Muitos tinham o Cuiabá como já rebaixado. É um clube muito sério, rigoroso e não merecia descer para a segunda. Agora é comemorar, desfrutar. Sou um cara muito emotivo, todo mundo sabe”, afirmou.
Após o final do Brasileirão, jogadores e comissão técnica entram de férias e retornam apenas no ano que vem para a pré-temporada visando o Campeonato Mato-grossense, que se inicia no dia 21 de janeiro.
*Estagiário sob supervisão do editor Tarley Carvalho