O Parque Antônio Pires de Campos, mais conhecido como ‘Morro da Luz’, um dos cartões postais da capital mato-grossense, deve ser revitalizado ainda neste ano, como afirma a Prefeitura de Cuiabá. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, o processo de licitação para a revitalização do local deve ser concluído no próximo mês. A iniciativa visa transformar o local em uma opção de lazer segura para a população, expectativa já criada muitas vezes por outras gestões municipais e estaduais. Infelizmente, o ponto é, há muitos anos, moradia de pessoas em situação de rua e usuários de drogas, sendo palco, inclusive de crimes contra a vida.
Segundo a Secretaria, a expectativa é que os trâmites da licitação sejam finalizados até abril. Cumpridas as exigências legais, serão realizados os trabalhos de fechamento do espaço, possibilitando assim, o controle de entrada e saída de pessoas por meio de horários previamente estabelecidos.
A proposta, conforme a Pasta, é combater a criminalidade e controlar a presença de dependentes químicos e moradores irregulares no local. De acordo com a prefeitura, unidades de acolhimento serão disponibilizadas para a população em situação de rua.
Com o intuito de reaver um patrimônio cultural da Capital, o vereador Marcus Brito Junior (PV) solicitou ao Executivo municipal a revitalização completa do Morro da Luz. Segundo o parlamentar, a medida atende à reivindicação de comerciantes e moradores do entorno, que sofrem com o abandono do local, também utilizado como depósito de lixo.
“Um espaço tradicional, que é patrimônio da nossa cidade, está abandonado. Os moradores da região e a população como um todo reclamam, há tempos, da inatividade e falta de investimento para manutenção do Morro da Luz. Precisamos mudar isso […] No local, podem ser desenvolvidas ações sociais, projetos escolares e ainda ações que incentivem a cultura e o esporte. Pensando mais longe, o espaço ainda pode ser utilizado para o lazer, atraindo comerciantes para realização de feiras-livres”, disse.
A indicação foi aprovada na sessão ordinária de quinta-feira (3) e encaminhada para apreciação do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
PARQUE ABANDONADO
O Parque Antônio Pires de Campos está localizado no encontro das avenidas Coronel Escolástico e Tenente-Coronel Duarte (Prainha) e é considerado o único parque ecológico do centro de Cuiabá. Ele foi tombado como patrimônio histórico municipal pelo Decreto de Lei nº 870, de 13 de dezembro de 1993.
O nome do parque foi dado em homenagem ao filho do bandeirante Manoel de Campos Bicudo, um dos primeiros desbravadores a atingir o local. O nome popular de Morro da Luz se dá ao fato de que, no local, havia uma pequena casinha onde estava instalada a subestação da Usina de Casca I, que fazia a distribuição da energia na cidade.
O Morro da Luz faz parte da formação da cultura popular de Cuiabá, com diversas trilhas e praças nas suas dependências, mas o local se tornou um triste cenário de lixo amontoado e ocupação ilegal de pessoas em situação de rua, em sua maioria, usuários de entorpecentes.
Não é de hoje que a população reclama da falta de revitalização no local, que está “abandonado” há anos. O parque deveria ter sido revitalizado para a Copa do Mundo de 2014. O projeto que beneficiaria o Morro da Luz foi anunciado em 2012 pela Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur) e passado para a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), responsável por executar todos os projetos do Mundial, mas nunca saiu do papel.
Fonte: HNT