Centenas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram na tarde deste domingo (3), na Praça 8 de Abril, em Cuiabá, para participar do ato nacional “Reaja Brasil”.
Os manifestantes deram início à concentração por volta das 16h em frente ao restaurante Choppão, exibindo cartazes com frases como “Fora Moraes”, “Golpe é eleição sem Bolsonaro” e trechos do hino nacional, como “Verás que um filho teu não foge à luta”, em protesto contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A maioria dos participantes trajava roupas nas cores verde e amarelo e portava bandeiras do Brasil; também foram vistas bandeiras dos Estados Unidos entre os manifestantes. Um trio elétrico foi montado no local para abrigar discursos de lideranças políticas, entre os quais está o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), além de deputados federais, estaduais e vereadores.
O movimento “Reaja Brasil” em Cuiabá integra um esforço nacional que convocou atos em ao menos 37 capitais e mais de 60 municípios, com pautas que incluem a anistia a Bolsonaro e réus do 8 de Janeiro, além de pedidos de impeachment de Moraes e Lula.
A mobilização também é motivada por críticas às medidas cautelares impostas ao ex-presidente, como o uso de tornozeleira eletrônica, consideradas pelos apoiadores como censura e perseguição política. (O Documento)
Veja vídeos:

“Parabéns a todos vocês que se manifestam sua liberdade. Tenho certeza que com fé em Deus a vitória vai chegar”, afirmou o ex-presidente.
O presidente estadual do PL, Ananias Filho, auxiliou no momento da vídeochamada. Os parlamentares do PL de Mato Grosso no Congresso compareceu em peso.
A manifestação em Cuiabá é parte de uma série de atos da extrema-direita promovido na capitais do país após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que imputou medidas cautelares – incluindo o uso de tornozeleira eletrônica – a Bolsonaro. O ex-presidente participou de parte dos ajuntamentos de forma remota.
Jair também está impedido pelo deferimento do ministro do STF, Alexandre de Moraes, a dar entrevistas à imprensa, por isso, as declarações por celular foram recebidas com empolgação pelo público.
Em Cuiabá, os bolsonaristas lotaram a praça vestidos com a camisa da seleção e bandeiras do Brasil – símbolos do movimento. (HNT)
VEJA VÍDEO