O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, revelou que o estoque de vacinas contra a Covid-19, a Pfizer, está superlotado. São mais de 600 mil doses, que deveriam ser distribuídas, mas devido a baixa procura estão em poder do Estado.
O imunizante da Pfizer tem recomendação para ser armazenado em congelamento de -60ºC a -90ºC.
Mato Grosso tem 67,8% da população vacinável – acima de 18 anos – com a imunização completa. No entanto, segundo o secretário há cerca de 900 mil pessoas que tomaram apenas a primeira dose ou nenhuma dose.
“É um número substancial, e em um momento que temos vacinas para todos os públicos. Estamos colapsando no estoque de vacinas. Chegamos hoje a mais 600 mil estocadas com vacina da Pfizer e com dificuldade porque os municípios não estão fazendo novas solicitações”, afirmou o secretário em entrevista à TV Vila Real.
Figueiredo apontou que a “distorção” – em ter muitas vacinas em estoque, em meio a uma pandemia – se dá ao negacionismo da população.
“Esse negacionismo quanto a importância da vacina cria essas distorções no nosso estado. […] É triste que agora, que a vacina está nessa condição, temos um contingente muito grande da população que não estão procurando os postos de vacinação”, disse o secretário.
Segundo o secretário, o Ministério da Saúde suspendeu o fornecimento de novas doses aos Estados até o dia 6 de janeiro. Se não fosse isso, o Estado teria que negar novas doses.
“Se o Ministério da Saúde não suspendesse o fornecimento teríamos problema de armazenamento”, revelou.
Fonte: Midianews