António Oliveira lamenta início ruim do Cuiabá, mas valoriza reação diante do América

Fonte:

O Cuiabá voltou a pontuar no Brasileirão, mas o sentimento que fica é de que o Dourado deixou dois pontos pelo caminho. Diante de um adversário direto na briga contra o rebaixamento, a equipe auriverde iniciou com uma rotação abaixo e sofreu dois gols com 30 minutos de jogo. Apesar do começo ruim, o técnico António Oliveira valorizou a reação do grupo.

O América-MG abriu o placar aos 11 minutos e ampliou aos 32, em jogadas com falhas de posicionamento defensivo por parte do Cuiabá. O comandante português avaliou que faltou igualar o nível de competitividade com o rival.

– De fato um jogo onde não iniciamos bem e pagamos o preço de depois não obtermos o resultado que nos propusemos para o jogo de hoje, que era ganhar os três pontos. É evidente que entramos muito mal no jogo, um início muito ruim de nossa parte, pouco competitivo, perdemos muitos duelos, deixamos que o adversário transitasse ofensivamente onde ele se torna forte. Fomos permissivos em situações que somos fortes.

A reação auriverde iniciou aos 35 minutos, com o artilheiro Deyverson. Logo em seguida, António tirou Fernando Sobral e colocou em campo Denilson. As mudanças de posicionamento deixaram o time mais ofensivo, e o empate saiu antes do intervalo.

– Depois fomos em busca, é evidente que fizemos alguns ajustes, quer do ponto de vista de posicionamentos ofensivos e defensivos que estavam errados ou que não estavam a ser tão rigorosos como costumam ser. Nos jogo depende muito disso, e acabamos por chegar ao empate.

Na etapa final, o Dourado teve mais volume ofensivo e conseguiu evitar que o América-MG construísse contra-ataques. Foram 12 finalizações contra apenas uma dos visitantes. Com 31 minutos, Danilo Avelar foi expulso e fez o Coelho se fechar ainda mais no campo defensivo.

– Na segunda parte, independente com onze ou com dez, o jogo só teve um sentido único, portanto acabamos por criar, não fomos tão eficazes como fomos na primeira parte. Tentamos de tudo, até acabamos sob o ponto de vista estrutural uma situação emergencial que eu pouco utilizo, que não gosto, colocar dois centroavantes, mas o jogo estava a pedir isso. Tivemos oportunidades, mas não fomos eficazes e pagamos o preço de 30 minutos ruins. Em alta competição, os erros pagam-se caros.

O Cuiabá voltou a marcar gols e a pontuar após quatro jogos de jejum. António Oliveira avaliou que, sob o ponto de vista da partida, o resultado foi favorável – mesmo que o time tenha deixado pontos dentro de casa.

– Eu acho que de acordo com a classificação das duas equipes, acabamos por perder dois pontos, sob o ponto de vista do que foi o jogo, acabamos por ganhar um ponto, pois foi uma equipe que estava perdendo por 2 a 0 e acaba por empatar. Quem é que acreditaria que depois do América fazer dois gols que o Cuiabá iria pelo menos chegar ao empate.

Os comandados de António Oliveira voltam a campo no dia 23, sábado, contra o Atlético-MG, fora de casa. (GE)