A antiga Praça do Italiano que já foi um lixão e motivo de vergonha para os moradores do bairro Jardim Tropical se transformou em uma das mais animadas áreas de lazer da cidade. Agora com o nome de Carmine Espósito e totalmente restaurada, a praça hoje é orgulho das famílias do bairro que desfrutam de um local iluminado, urbanizado e que vira palco de shows regionais nas noites de sextas-feiras.
A praça virou um sucesso com o advento das feiras de gastronomia e artesanato, prestigiada por comerciantes do bairro. O local ficou ainda mais atrativo com a introdução de um pequeno palco para receber cantores.
Na sexta-feira (13.09), a bela praça lotada recebeu mais um espetáculo, com a apresentação do grupo de Siriri ‘Pé no Chão’ e cantores conhecidos regionalmente como Pescuma, Dílson Oliveira, Luciano Teclas e Coliseu.
O sucesso da praça impressiona visitantes de outras regiões que têm comparecido. “Espetacular! Queria muito uma pracinha assim em meu bairro”, diz Vani Neves, morada do CPA 3, que elogiou a organização e a qualidade da feira: “Linda! Voltarei sempre”.
Outro visitante, o pastor Réverton Cristaldo, da Igreja Batista Peniel do Morada da Serra também aplaudiu: “Aqui a cuiabania se reúne. Fico feliz de ver essa movimentação saudável das famílias no Jardim Tropical. Desde pequeno que frequento o bairro, mas confesso que nunca tinha visto tanto movimento. Sou pastor e a gente entende o valor de comunidade. Vejo neste local algo muito saudável com fomento ao comércio e ao lazer, onde todos ganham. Praças assim têm que ter em outros lugares. O Marco Aurélio que foi o idealizador desse espaço, deve levar esse projeto para a Câmara Municipal. Acho uma tremenda idéia”.
Elogio de cantores
O reconhecido cantor regional Pescuma foi uma das atrações da noite na praça Carmine Espósito. Ele agitou a festa com suas principais músicas e levou os presentes a aplaudir em pé. Ao final, Pescuma fez questão de tecer elogios à praça: “Maravilhosa! Bairros têm que ter isso. Entretenimento com sabor. É isso aqui! Feira gastronômica é tudo de bom e ainda ajunta com a nossa cultura como siriri e rasqueado, fica melhor ainda. É o que o cuiabano quer”.
Outro cantor presente, ‘Coliseu’, do Laço de Ouro, também aprovou: “Belíssima praça! É muito bom ver a comunidade interagindo. Eu espero que o próximo prefeito olhe mais para esse lado, de unir as comunidades para que o povo volte a se reunir como vimos aqui, onde pessoas daqui e de outros bairros participam da festa. Estou maravilhado de ver a organização e a participação das pessoas. Essa idéia precisa ser levada para outras regiões”.
Transformação da praça
No entanto, não foi fácil executar uma mudança radical na praça. Por trás da transformação, o então presidente da Associação dos Moradores do Jardim Tropical, Marco Aurélio precisou trabalhar muito. Sua experiência política, influência e vontade de resolver foram fundamentais para que em pouco tempo a área abandonada recebesse melhorias como quadra esportiva e iluminação especial.
“Tive o prazer de lutar pela construção desta praça, no meu bairro, Jardim Tropical. Fui surpreendido pela presença do talentoso cantor Pescuma e do grupo de Siriri ‘Pé no Chão’, que trouxeram alegria e cultura à noite. A Feirinha do Artesanato e a variedade da feira gastronômica mostraram a força e a criatividade da nossa comunidade. Quero agradecer em nome da presidente do bairro, Cristiane Carrasco e da coordenação da feira, representada pela dona Edna Araújo, pelo excelente trabalho realizado. Como vereador, meu compromisso é continuar apoiando iniciativas como essa em todos os bairros de Cuiabá, promovendo a união e o desenvolvimento local. Entendo que com apoio da população, podemos transformar nossa cidade em um lugar ainda melhor para todos!”, disse Marco Aurélio, que é candidato a vereador, com o número 77.777.
Comerciantes aprovam
A Dona Maria Antônia, da barraca de espetos só tem gratidão: “Esse espaço veio só para beneficiar os moradores e valorizar ainda mais o bairro. Aqui temos ambiente familiar com segurança. Lembro que aqui era mato, escuridão e os moradores viviam assustados. Não havia segurança nenhuma. O trabalho que o Marco Aurélio fez aqui foi muito relevante. Ele merece nosso apoio, pois mudou o Jardim Tropical. Quem mora aqui, como eu que resido há 46 anos, só tem a agradecer”.
Outra pessoa que aprovou a ideia foi o comerciante Rômulo Oliveira, da banca de ensopados: “A feira é um sucesso e só está crescendo. O Marco faz parte desse projeto. Ele deu um toque mágico neste espaço. Espero que ele seja vereador de Cuiabá para que possa fazer muito mais não só pelo Jardim Tropical, mas por todos o bairros da cidade.
“Antes não tínhamos opção. Depois que o Marco Aurélio assumiu a Associação, a praça ganhou vida, ficou linda e maravilhosa. Hoje, enfim, temos algo grandioso para nós. Só temos a agradecer”, ressaltou Roseli Oliveira, dona da banca de cachorro quente.
Veja vídeo da animação na Praça do Jardim Tropical