Anteprojeto do BRT prevê Parque Linear de 6 km no CPA com ciclovia e praças para lazer e esporte

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O anteprojeto de engenharia para implantação do Bus Rapit Transit (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande prevê a criação de um Parque Linear de 6,24 km de extensão ao longo da Avenida Historiador Rubens de Mendonça, ligando o Terminal CPA até o cruzamento da avenida com a R. Osório Duque Estrada entre os bairros de Araés e Baú. O parque, orçado em mais de R$ 14,6 milhões, contará com ciclovia, oferecendo também espaços de convívio urbano e de prática esportiva.

Para garantir a circulação de pessoas no parque e passageiros de embarque e desembarque, o anteprojeto prevê a criação de praças de acesso ao BRT. São espaços com maior intensidade de fluxo de pedestres, o que resulta na necessidade de áreas livres para a circulação, reduzindo a presença de elementos vegetais, evitando obstrução visual para garantir segurança entre os transeuntes e ciclistas.

O Parque Linear busca ainda se tornar um espaço para lazer, por meio de núcleos de atividades com área de ginástica, área de alimentação ao ar livre, pista de skate ou área cívica. As atividades do núcleo, entretanto, são apenas sugestões do anteprojeto, ficando de responsabilidade do executor definir quais são. Apenas a localização dos núcleos devem seguir o anteprojeto.

Requalificação do Largo do Rosário

O anteprojeto de engenharia BRT prevê também a requalificação do Largo do Rosário, com espaços amplos para feiras e eventos em uma praça, além da transformação da rua do casario, próximo a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em um calçadão. O orçamento previsto para a requalificação é de R$ 2.542.844,81.

Na região do Largo do Rosário, será estabelecida uma praça cívica, com um espaço amplo voltado à realização de eventos, como a tradicional Festa de São Benedito. Já na rua do casario, ao lado da Igreja, é previsto sua nivelação com a calçada, criando um calçadão voltado aos pedestres, mas com uma faixa de piso delimitada para a passagem ocasional de veículos.

Investimento de R$ 480 milhões

O anteprojeto do BRT prevê um orçamento de R$ 480.500.531,82 para implantação total do sistema de transporte. Neste valor consta desde a terraplanagem, construção das estações e terminais, até a comunicação visual do projeto.

Em maio de 2021 a Comissão de Infraestrutura e Transporte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) rejeitou o Projeto de Lei 010/2020, que previa a realização de um plebiscito para a escolha entre o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o BRT como modal de transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande. Os parlamentares afirmaram que o tema já foi bastante discutido pela Casa de Leis e que os deputados já aprovaram a troca do modal para BRT, que foi baseada em estudos técnicos.

Fonte: Olhar Direto/Conceito