Alvo de Operação de Mato Grosso, chefona do crime é presa no Rio de Janeiro

Fonte:
Reprodução/RMT

A Polícia Militar do Rio de Janeiro prendeu, na terça-feira (13), Anne Cristina Casaes, apontada como uma das principais articuladoras de uma facção criminosa com forte atuação em Mato Grosso. Conhecida como “Dama do Crime”, ela foi localizada em Armação dos Búzios (RJ) após meses foragida devido a uma manipulação nos registros do sistema judiciário.

Anne era um dos alvos centrais da Operação Reversus, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso em julho de 2025. A investigação mirava uma organização especializada no golpe do “falso intermediário” e fraudes eletrônicas que operava em cinco estados. Na época, ela chegou a ser detida em Belo Horizonte (MG), mas ganhou liberdade provisória sob a alegação de que precisava cuidar do filho de 2 anos, que se recuperava de uma cirurgia.

A nova prisão ocorreu após a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) descobrir uma fraude no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões do CNJ. O sistema indicava que Anne estava cumprindo pena em regime fechado, quando, na verdade, ela estava foragida. O erro estratégico impedia que novas ordens de captura fossem efetivadas com agilidade.

A captura foi resultado de uma força-tarefa de inteligência que envolveu órgãos de segurança de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

A defesa de Anne emitiu nota afirmando que a prisão é baseada em “fatos antigos” e que a cliente já cumpriu mais da metade da pena imposta, alegando que a condição de mãe de uma criança menor de idade deveria ser priorizada pela Justiça. (Repórter MT)