O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta nesta sexta-feira (19) para pancadas de chuva intensas em diversas cidades de Mato Grosso. A previsão indica chuvas com volumes entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do fim de semana, além de ventos fortes com velocidades entre 40 e 60 km/h.
O aviso, válido a partir desta sexta, aponta para baixo risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A região norte e noroeste do estado, especialmente as cidades de Alta Floresta, Guarantã do Norte e Carlinda, deve registrar pancadas de chuva fortes devido à presença de umidade oriunda do norte do Brasil.

Além disso, o INMET prevê chuvas para as regiões centro-sul e sudoeste do estado. No oeste e centro-sul, os ventos podem alcançar até 50 km/h, conforme indicado nas áreas destacadas em mapas meteorológicos.
Para a capital, a expectativa para o fim de semana é de muito calor, com poucas chances de chuva. Caso ocorra, será de forma isolada e fraca, sem atingir toda a cidade.
A previsão para a próxima semana indica que o tempo continuará abafado, embora a chegada de uma massa de ar frio de origem sulista possa amenizar o calor mais intenso, sem causar queda brusca de temperatura na maioria das regiões.
Chegada da primavera
A primavera começa oficialmente na segunda-feira (22), trazendo uma frente fria sobre o centro-sul do Brasil. No sul de Mato Grosso, haverá uma queda mais acentuada na temperatura, acompanhada de temporais. Já nas demais regiões, as temperaturas devem se manter elevadas, com a possibilidade de calor intenso a partir de outubro. (Primeira Página)