Alckmin oficializa Rosa Neide na Educação e faz mistério sobre Agricultura

Fonte:

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) oficializou o nome da deputada federal Rosa Neide (PT-MT) na equipe de transição do governo Lula (PT). A própria parlamentar havia antecipado que auxiliaria nos trabalhos no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, onde a equipe de Lula trabalha em 31 temáticas diferentes. Professora universitária, a parlamentar mato-grossense fará parte da equipe na área da educação, segundo o que foi confirmado por Alckimin nesta segunda-feira (14).

A expectativa é de que, em breve, o vice-presidente eleito também anuncie os nomes para o grupo técnico da agricultura. Nos bastidores, especula-se que o deputado federal mato-grossense cassado Neri Geller (PP) seja escalado para fazer parte do time. Na área, que é um dos pontos sensíveis do governo eleito, nenhum nome foi anunciado até o momento.

Neri Geller, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) e o ex-ministro Blairo Maggi são sondados, inclusive para ocupar a cadeira do Ministério da Agricultura a partir de janeiro de 2023. Os nomes que forem escalados por Lula para a equipe de transição para o Ministério terão o desafio de amenizar a resistência do agronegócio ao novo governo petista. Atualmente, o setor é um dos mais engajados na militância do presidente derrotado, Jair Bolsonaro (PL).

Algumas empresas de Mato Grosso chegaram a ser citadas como patrocinadoras dos protestos antidemocráticos que desligitimam o resultado das eleições e pedem a intervenção das Forças Armadas no país.

Na educação, Rosa Neide trabalhará com outros 13 nomes anunciados até o momento, dentre parlamentares, ex-governador, ex-reitor de universidade, ex-prefeito, ex-secretário e representantes de fundações e entidades. Também atuará no grupo o ex-ministro da Educação Henrique Paim.

CONFIRA NOMES DO GRUPO TÉCNICO:

Henrique Paim, ex-ministro da Educação;
Andressa Pellanda, coordenadora da Campanha pelo Direito à Educação;
Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de Educação de São Paulo;
Binho Marques, ex-governador do Acre;
Cláudio Alex, presidente Conif;
Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE);
Macaé Evaristo, deputada estadual eleita por MG;
Maria Alice (Neca) Setubal, presidente do Conselho Consultivo da Fundação Tide Setubal;
Paulo Gabriel, ex-reitor da UFRB;
Priscila Cruz, presidente executiva do “Todos Pela Educação”;
Ricardo Marcelo Fonseca, presidente da Andifes;
Rosa Neide, deputada federal;
Teresa Leitão, senadora eleita;
Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral

Fonte: HNT