AL reconhece eficiência de gestora à frente da Seaf

Fonte:
Foto: JLSiqueira/ALMT

Atuando há 20 anos no serviço público, 10 deles no Governo de Mato Grosso na condição de servidora de carreira em Gestão Governamental, a secretária de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Andreia Fujioka é reconhecida reiteradamente pela Assembleia Legislativa pela eficiência, zelo e dedicação no gerenciamento dos recursos e políticas públicas implementadas na pasta.

Na noite desta quinta (28.11), ela foi homenageada com a Comenda Senador Jonas Pinheiro pelo deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, ex-prefeito de Itiquira por três mandatos, que teceu elogios à homenageada pela humildade com que conduz a Seaf, bem como pela capacidade de aprender.

“Andreia é uma grata surpresa que sai da Secretaria de Estado de Infraestrutura e que vem gerenciado a Agricultura Familiar com um trabalho maravilho. Atribuo o sucesso da sua gestão a sua humildade. Ter humildade de ouvir e de procurar informações sobre o que não sabe. A gente não é obrigado a saber tudo, mas só com humildade buscamos as informações necessárias para errar menos no dia a dia”, destacou o parlamentar.

Homenageada ao lado do presidente do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim de Barros, a secretária destacou, em discurso na tribuna do plenário Renê Boubur, que o instituto, ao efetuar a regularização fundiária da terra nas áreas rurais dos produtores de pequena escala, é a porta de entrada para o desenvolvimento de Mato Grosso. “O Intermat é a sementinha, é a regularização da terra. Ninguém vai produzir numa terra irregular para correr risco”.

A secretária fez questão de ressaltar a importância do senador Jonas Pinheiro, de Santo Antônio do Leverger, falecido em fevereiro de 2008, para o crescimento da agricultura de grande escala e da agricultura familiar no Estado. “Jonas Pinheiro foi um grande homem e visionário, que iniciou sua carreira como extensionista rural da Empaer, nossa empresa de assistência técnica e extensão rural”, destacou.

Foto: JLSiqueira/ALMT

Andreia lembrou que Seaf e Empaer trabalham no mesmo prédio, no Centro Político Administrativo. “Atendendo aos produtores rurais de pequena escala in loco pela Empaer”.

Conforme a secretária, o Governo de Mato Grosso honra o trabalho iniciado por Jonas Pinheiro ao investir R$ 817 milhões na compra de máquinas, equipamentos, e insumos distribuídos a prefeituras e, associações e cooperativas para aumentar a produtividade de pequena escala. “Foram inseridos recursos para fortalecer o produto. Também temos programas de certificação implementados em parceria com o Indea e Empaer para que nossos produtores rurais de pequena escala entrem pela porta da frente no mercado formal”.

Ao final, Andreia destacou a importância dos servidores públicos da Seaf para que a pasta alcance sucesso nas políticas públicas em favor dos produtores de pequena escala e agroindústrias de pequeno porte. “Nada disso seria possível sem o apoio incondicional dos nossos servidores públicos, que trabalham dia após dia pra fomentar, para desenvolver, para aplicar essa política pública tão essencial que tem mudado, tem impactado a vida dos produtores rurais de pequena escala”.

Unanimidade na AL pela gestão à frente da Seaf, a secretária também já foi condecorada com o título de cidadã mato-grossense. Natural de Goiânia (GO), ela começou como estagiária de Direito no serviço público goianiense.