A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa oficializou, na manhã desta quarta-feira (21), a abertura de investigação contra o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) por quebra de decoro parlamentar. Em uma fala polêmica, ele teria comparado mulheres a vacas.
A comissão também aprovou um pedido de suspeição do deputado Wilson Santos (PSD), o impedido de integrar a investigação (leia mais abaixo).
A informação foi divulgada pela deputada Janaina Riva (MDB), que é presidente da comissão.
Cattani fez falas em que estaria comparando mulheres a vacas durante uma audiência pública que tratava sobre a proibição de qualquer tipo de aborto no Estado de Mato Grosso. Por conta disso, ele também é alvo de uma investigação do Ministério Público do Estado (MPE).
A OAB e a Defensoria Pública apontam que Cattani descriminou mulheres ao compará-las a vacas. O processo por quebra de decoro na Assembleia pode levar a sanções disciplinares e até a cassação do mandato.
Segundo Janaina, com o início das investigações, o corregedor da comissão, deputado Max Russi (PSB), vai intimar a OAB e a Defensoria para serem ouvidas no processo até o final deste mês.
Suspeição de WS
A comissão também aprovou a suspeição do deputado Wilson Santos. Inicialmente ele era o vice-presidente da Comissão de Ética.
O pedido de suspeição foi protocolado por Cattani. Ele afirmou que o colega Cattani afirma que foi o colega foi quem compartilhou vídeos em que ele aparece ironizando a situação.
Segundo Cattani, Wilson teria divulgado os vídeos para se vingar de um desentendimento que tiveram durante uma sessão na Assembleia Legislativa no dia 24 do mês passado.
Com a decisão da Comissão de Ética, Wilson fica impedido de participar das investigações.
São membros da comissão: Janaina Riva, como presidente; Max Russi, como corregedor; Júlio Campos (União), corregedor substituto; e Elizeu Nascimento (PL), como membro-titular.
Os suplentes dos cargos são: Dr. João (MDB) (presidência); Dr. Eugênio (PSB) (corregedor); Paulo Araújo (PP) (corregedor substituto); Diego Guimarães (Republicanos) (vice-presidente) e Cláudio Ferreira (PTB) (membro-titular). Diego ficará no cargo que seria ocupado por Wilson.
Fonte: Midianews