Agronegócio: Estatal chinesa deve investir U$ 10 bilhões em Sinop

Fonte:

A prefeita Rosana Martinelli (PL) anunciou nesta sexta-feira (13) a instalação em Sinop de um centro de tecnologia no agronegócio da Instiel, representante da maior estatal chinesa – o Grupo Sino. O vice-presidente da empresa, Cleverson Santos, confirmou a vinda para o município com uma projeção inicial de compra de até US$ 10 bilhões, que beneficiará toda a região norte do Estado. Também há a perspectiva na geração de 400 empregos diretos.

“São investimentos que vão proporcionar ainda mais desenvolvimento ao município. Nossa cidade tem crescido muito em todas as áreas e o desenvolvimento econômico é a mola propulsora dessa região. Precisamos continuar avançando com a vinda dessas empresas. Isso promove mais empregos e renda e não há dúvidas de que Sinop é um excelente lugar para se investir”, destacou a prefeita.

O trabalho para a atração dos investidores começou há oito meses com a apresentação de estudos e dados da economia de Sinop. Segundo o vice-presidente do grupo, a consolidação na vinda para o município contou com o empenho da administração municipal.

“A prefeita levou os números, apresentou os números de Sinop e o potencial crescimento da região ao redor de Sinop, áreas que podem ser exploradas. A Rosana viajou e conheceu o Centro de Tecnologia, escritórios e a gente vai trazer uma estrutura grande. Essa operação, inicialmente, iria para o Paraná e fizemos um estudo grande. Apresentamos os números (economia) aos chineses e eles autorizaram a vinda de todo o centro tecnológico para Sinop. Temos várias vertentes de empreendimento e vamos começando as implantações nos locais escolhidos”, destacou Cleverson Santos.

A primeira fase do empreendimento em Sinop já tem previsão de ser inaugurada ainda em janeiro. A Instiel já definiu a locação de um imóvel nas proximidades da Avenida Bruno Martini, próximo à Unemat. A projeção é de gerar cerca de 60 empregos com a estruturação de um escritório e loja. Na segunda etapa, a previsão é de 300 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos.

O executivo do grupo explicou ainda que os produtores rurais de Mato Grosso podem dobrar a lucratividade. “Vamos trazer uma estrutura grande, crédito internacional e pensamos em instalar um banco internacional aqui para facilitar para o produtor. Temos a possível instalação de uma indústria de tratores, mas o primeiro foco é o agronegócio. Fizemos estudo na região de Mato Grosso e vimos que existem muitos produtores e donos de frigoríficos, por exemplo, que têm muito potencial de crescimento. O produtor certamente irá, no mínimo, dobrar a lucratividade que tem hoje. A compra inicial que eles abriram pra gente é de até US$ 10 bilhões”.

O grupo de investidores também chega até Sinop determinado a investir na capacitação de mão de obra. “Nosso foco é desenvolver a juventude para o mercado, ensiná-los como trabalhar nesse tipo de negócio, então, projetamos trazer também escolas para oferecer cursos técnicos ou fazer parcerias com instituições. Esse empreendimento é uma porta de entrada para novos investimentos, não só em Sinop, mas em toda região Norte. Outras empresas já estão se movimentando para vir conosco e se instalarem no município”, concluiu.

O anúncio foi realizado em coletiva, no gabinete da prefeita Rosana Martinelli, nesta sexta. Também participaram da reunião o diretor de expansão da Instiel, Lucas Sena, o executivo da Instiel, Rodrigo Gregório Lucio, o vice-prefeito Gilson de Oliveira (MDB), os secretários de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, Governo e Projetos Estratégicos, José Pedro Serafini, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Klayton Gonçalves, o presidente da Câmara, Remídio Kuntz, os vereadores Lindomar Guida, Toninho e representantes da classe dos caminhoneiros.

Fonte: PNB Online