Advogado ‘ostentação’ diz que trabalhará para que autor de chacina tenha ‘pena justa’

Fonte:

O advogado criminalista Marcos Vinicius Borges, que patrocina a defesa de Edgar Ricardo de Oliveira, autor da chacina de Sinop (487 km de Cuiabá), afirmou que a defesa trabalhará para garantir uma ‘pena justa’ ao réu. Nesta quarta-feira (14), a juíza Rosângela Zacarkim dos Santos, da 1ª Vara Criminal do município, marcou para 18 de junho a sessão do Tribunal do Júri que decidirá a pena de Edgar pelos sete homicídios praticados em fevereiro de 2023.

Em nota, o advogado afirmou que a repercussão do caso prejudica a defesa e atribuiu à comoção popular a celeridade do julgamento. Segundo Borges, não existe pretensão de isentar Edgar de seus atos, mas a defesa lutará para que a pena seja adequada aos crimes.

Edgar é acusado de matar sete pessoas num bar, após perder sucessivas partidas de sinuca. Uma das vítimas tinha, à época de sua morte, 12 anos de idade.

Na mesma decisão em que designou a sessão do júri, a juíza Rosângela Zacarkim dos Santos também autorizou um novo capítulo na repercussão do caso – autorizada pela defesa de Edgar e pelo próprio réu – permitindo que o jornalista Roberto Cabrini entreviste o atirador dentro da prisão.

“No mais, não antevejo nenhum óbice legal para a realização de entrevista jornalística a ser realizada com o acusado, a qual autorizo, desde que haja concordância deste e de sua Defesa, bem como seja respeitada as determinações do estabelecimento prisional em que o réu encontra-se segregado”, escreveu a juíza.

LEIA NOTA NA ÍNTEGRA

A repercussão que esse caso ganhou prejudica a defesa, inclusive acreditamos que tamanha celeridade na designação da sessão teve diretamente uma influência dessa repercussão. Mas estamos aqui fazendo a defesa não para isentar a responsabilidade de Edgar, mas sim, para lutar por uma pena justa. (HNT)