Um adolescente de 12 anos foi baleado na noite dessa terça-feira (26) em uma chácara no bairro Jardim Curitiba, em Canarana (MT). De acordo com a polícia, ele e um amigo foram até o local para montar em bezerros. O tiro foi disparado pelo proprietário do local, que alegou ter confundido a vítima com um ladrão.
Segundo a Polícia Militar, ao chegarem ao local, os policiais encontraram duas técnicas de enfermagem prestando socorro ao menino atingido pelo tiro. Como a ambulância havia retornado ao hospital para buscar uma maca, os policiais decidiram levar a vítima até o Hospital Municipal de Canarana, acompanhados das profissionais de saúde.
Durante a ocorrência, outro adolescente de 12 anos, que também estava na chácara, foi localizado e indicou o ponto exato do disparo.
O proprietário do imóvel, um homem de 61 anos, confessou ter atirado. Ele afirmou que há dias sofre com furtos em sua propriedade. Conforme o relato, já foram levados uma furadeira, diversas ferramentas, um galo índio gigante, tralhas de arreio e outros objetos.
O idoso contou que mora apenas com a esposa e que tem dificuldade de locomoção. Na madrugada do disparo, os cães da chácara começaram a latir e, ao ouvir barulhos no curral, ele pegou uma arma. O morador disse que disparou contra o pé de uma mangueira para “afastar qualquer ameaça”, sem intenção de ferir. Após o tiro, os cachorros se acalmaram e ele retornou para casa.
Menores apreendidos e procedimentos legais
A Polícia Militar informou ao proprietário que o disparo havia atingido um jovem e pediu que ele entregasse a arma, que estava em seu guarda-roupas. O homem foi conduzido à 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
O adolescente que não foi ferido, acompanhado do Conselho Tutelar, relatou à polícia que ele e o amigo estavam na chácara para “montar nos bezerros”. Ele contou que ouviu o disparo, e seu amigo caiu, gritando de dor.
No momento seguinte, ele o arrastou para a ponta do canavial e pediu ajuda aos familiares. O menor de 12 anos foi apreendido por violação de domicílio e, sem lesões aparentes, foi entregue ao Conselho Tutelar.
O adolescente ferido, de 12 anos, foi hospitalizado no Hospital Municipal de Canarana e está sob observação médica. (Primeira Página)