A novela acabou. O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) será o candidato a prefeito de Cuiabá da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB). O martelo foi batido na manhã desta sexta-feira (31), após o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, recuar da disputa interna.
A decisão tem forte influência nacional, tanto é que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, presidente do PSD em Mato Grosso, esteve, desde a semana passada, se reunindo com Lúdio e Stopa para tratar do assunto.
O ministro, inclusive, participou da reunião de hoje, realizada na sede do PT, em Cuiabá.
Aliado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fávaro foi crucial para fazer valer a vontade do presidente na Capital, que era justamente ter Lúdio como candidato a prefeito.
O fato é que a definição encerra uma novela que começou em meados do ano passado, quando o petista começou a articular a sua pré-candidatura, dentro do Partido dos Trabalhadores (PT).
Vale lembrar que isso ocorreu bem após Stopa já ter externado o seu desejo de susceder Emanuel Pinheiro (MDB) no Palácio Alencastro.
No entanto, Lúdio enfrentou dificuldades no próprio PT, uma vez que tinha a concorrência interna da diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide.
A batalha foi dura, uma vez que o parlamentar tinha a preferência da direção municipal, mas a ex-deputada federal tinha o apoio da direção estadual e contava ainda com bom trânsito em Brasília.
Para decidir entre os dois, foi iniciads uma prévia interna partidária.
Contudo, Rosa Neide, primeiro, se retirou das prévias e, no início de 2024, deixou a concorrência pela pré-candidatura para garantir a união partidária.
Depois, no entanto, Lúdio passou a concorrer pela preferência da cúpula Federação Brasil da Esperança contra Stopa.
Isso vem sendo levado pela barriga desde o início do ano.
Na semana passada, os dirigentes da Federação chegaram a definir critérios para escolher quem seria o candidato do grupo.
Mas, eles não precisaram ser aplicados diante do recuo de Stopa.
Ele não entrou em detalhes sobre os motivos que o fizeram recuar da disputa pelo comando do Palácio Alencastro, mas negou que isso significa que ele vai deixar a política.
O vice-prefeito da Capital afirmou que, no momento, Lúdio Cabral “é o melhor nome para representar a federação”.
“Chega o momento de se tomar a decisão, você avalia reavalia. Não vou ficar dizendo os motivos, mas foi uma decisão definitiva, uma decisão de bom senso, conversada com vários companheiros. Conversei muito com o senador Fávaro, avaliamos todas as possibilidades e cheguei à conclusão de que o Lúdio seria, neste momento, o melhor candidato. E ele vai pra campanha”, disse, nesta sexta-feira (31).
Sttopa ficará à frente da chapa proporcional do PV e também do PSD, agremiação que irá caminhar junto com a federação no pleito deste ano, e descartou qualquer possibilidade de vir a compor como vice da chapa que será encabeçada pelo parlamentar petista.
“Não existe a possibilidade nenhuma de ser candidato a vice. Já tinha falado que eu seria candidato a prefeito. Se não fosse, não seria candidato a nada. Então, não serei candidato a nada, mas irei coordenar a chapa de vereadores do PV e do PSD, para que a gente tenha uma grande bancada na Câmara de Cuiabá”, completou.
Com relação a sua participação na eleição majoritária, o Stopa afirma que isso ainda não foi discutido.
“Essa questão não foi discutida ainda. No momento certo, o pré-candidato Lúdio vai formar a sua equipe. O importante é que a decisão foi tomada e já se pode começar a fazer um processo de campanha. Essa demora poderia trazer prejuízos, e em uma avaliação que fiz junto com o senador Fávaro, com o meu partido, eu fiz uma opção, por uma questão pessoal, de estar saindo da disputa, mas não saindo da política”, completou.
Fonte: Diario de Cuiaba