Acidente na Miguel Sutil poderia causar eletrocução; saiba como se proteger

Fonte:

O acidente registrado na madrugada de sexta-feira (15) na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, levantou questões sobre os riscos associados à queda de postes. Além do impacto, há risco dos fios permanecerem energizados, por isso, a orientação da Energisa é clara: nunca se aproxime da fiação, mesmo que pareça desligada.

Na ocorrência, a colisão de um veículo contra um poste derrubou outros dois, rompeu cabos de baixa e média tensão e danificou um transformador. Toda a fiação caiu sobre o carro, e a motorista, que sofreu traumatismo craniano, foi socorrida e levada ao hospital.

O coordenador de construção e manutenção na região metropolitana da Energisa, Adativo Ferreira de Assis Júnior, explica que a rede atingida operava em 13.800 volts, uma tensão quase 100 vezes superior à encontrada em residências (127 a 220 volts). “Se uma pessoa encostar nesse tipo de fiação, não há segunda chance. Mesmo nos raros casos em que não há morte, as sequelas são permanentes”, alertou.

Segundo ele, a situação foi menos grave porque ocorreu de madrugada, quando havia pouco movimento na via. “Se fosse em um horário de maior circulação, poderia haver engarrafamento, carros parados e pedestres no local. Nesse caso, o risco de vítimas fatais seria muito alto”, disse.

Assis Júnior lembra que nem sempre a rede elétrica desliga automaticamente após um acidente. “Quando há curto-circuito, o sistema interrompe a energia, mas se os cabos não encostarem entre si ou no solo, a rede pode continuar energizada, mesmo com o poste quebrado. Por isso, é fundamental que qualquer pessoa envolvida ou próxima a um acidente se afaste imediatamente dos cabos”, orientou.

Acidentes com abalroamento de postes são mais comuns do que se imagina. Segundo o coordenador, nesta semana, a Energisa registrou quedas provocadas por veículos quase todos os dias, em diferentes pontos da região metropolitana. No caso da Miguel Sutil, o impacto foi tão forte que derrubou três postes interligados e danificou um transformador, que também precisará ser substituído.

SAIBA O QUE FAZER

A recomendação é se afastar imediatamente da área e não tocar na fiação ou em veículos atingidos, mesmo que pareçam seguros. O correto é acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a concessionária de energia pelo 0800, além de orientar outras pessoas a também não se aproximarem. (HNT)