Abrigo lota após acolher animais resgatados de canil clandestino em Cuiabá; veja como adotar

Fonte:
Animais são resgatados de canil clandestino em Cuiabá. (Foto: Prefeitura de Cuiabá)

Projeto Lunaar está com a unidade, em Cuiabá, sobrecarregada após acolher diversos animais resgatados de um canil clandestino no bairro Porto, nesta semana. Diante do cenário, a administração pede ajuda da população com recursos para ajudar na compra de alimentos, medicamentos e m

Foram resgatados 64 cães, entre adultos e filhotes, incluindo algumas fêmeas em fase de gestação. Uma delas, inclusive, deu cria na noite do resgate. Aproximadamente 380 hamsters também foram encontrados no local.

Os animais, de várias raças como Shih Tzu, Spitz Alemão e Pinscher, estavam confinados em espaços pequenos, sem ventilação adequada e sem manejo sanitário. Também foram encontrados hamsters em um viveiro irregular. Muitos apresentavam sinais de doença e debilidade física.

A presidente da associação Lunaar, Susilene Rodrigues, explicou que, a princípio, ela recebeu a informação da destinação dos roedores para a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que os entregaria como alimentação para animais silvestres. Contudo, eles quiseram assumir os cuidados com a vida dos animais, mesmo sem condições adequadas.

Para isso, segundo Susilene, foi preciso remanejar animais que já estavam no abriga para conseguir abrir espaço para os novos acolhidos.

“A princípio, são 329 roedores. Mas como se reproduzem a todo momento, já nasceram novos filhotes. Muitos estavam em situação crítica, e nossa equipe precisou agir rápido para trocar gaiolas e tentar salvar vidas. Não temos estrutura para isso, estamos trabalhando no limite com voluntariado”, explicou a presidente.

A Prefeitura de Cuiabá informou ainda que a morada no abrigo do projeto Lunaar é provisória que os animais passaram por consulta médica após o resgate.

Para ajudar na grande demanda dos animais, a Lunaar pede doações por meio da chave pix: PIX: (CNPJ) 39.469.916/0001-20.

Adoção

A Prefeitura de Cuiabá, que liderou a ação de resgate, informou que os animais não estarão disponíveis para adoção imediata. O processo de acolhimento segue critérios técnicos e legais, visando assegurar que cada animal encontre um lar adequado, seguro e definitivo.

Pessoas interessadas poderão se cadastrar para adoção, passando por entrevista, assinatura de termo de responsabilidade e avaliação social, conforme já ocorre em todos os procedimentos adotados pelo município.

A triagem inicial é para lares temporários, podendo se tornar permanentes após entrevista. Todos os animais serão castrados no primeiro mês e seguem sob a tutela da Prefeitura, sendo proibida a reprodução ou venda. Faça o cadastro neste link: https://forms.gle/FEKygT7xy4pYXmk66

Além dos animais resgatados recentemente, dezenas de outros cães encontram-se disponíveis para adoção no abrigo municipal, todos à espera de famílias comprometidas em oferecer amor e cuidado.

O caso

Foram resgatados 64 cães, entre adultos e filhotes, incluindo algumas fêmeas em fase de gestação. Uma delas, inclusive, deu cria na noite do resgate. Quatro pessoas foram presas no local onde funcionava o abrigo, mas foram liberados após o pagamento fiança. (Primeira Página)