Diante do registro de 45 casos de Covid-19, o Abrigo Bom Jesus de Cuiabá passa por desinfecção. O trabalho de higienização da instituição começou na terça-feira e prosseguiu ontem (1º). Do total de casos, 39 infectados pelo coronavírus são idosos e seis funcionários. Por conta da situação, as visitas estão suspensas temporariamente.
A casa abriga 80 idosos. Conforme a Prefeitura de Cuiabá, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) já havia realizado a desinfecção de todas as instalações do abrigo no dia 27 de agosto passado e assim procederá semanalmente.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o primeiro caso detectado foi de um idoso que estava internado em uma unidade de pronto atendimento (UPA), tratando de outros problemas de saúde, mas, ao apresentar sintomas gripais, acabou se confirmando também a Covid-19.
A partir daí, a equipe da Clínica da Família, unidade básica de saúde localizada no Bairro CPA 1, prestou toda a assistência ao abrigo, enviando equipe no local para realizar exames em todos os idosos. Inicialmente, 10 testaram positivo. Na terça-feira (31), o idoso que primeiro foi confirmado com a doença veio a óbito. O laudo com a causa da morte ainda não foi divulgado.
Imediatamente, a secretária interina de Saúde (SMS), Suelen Alliend, criou uma comissão que tem acompanhado o surto no “Bom Jesus” de perto, com equipe médica indo ao local, testagens diárias, monitoramento pela Vigilância Epidemiológica, tratamento com medicamentos, além de transferir quatro idosos que tiveram o quadro agravado para o Hospital São Benedito e outro para o Hospital Referência à Covid-19.
Os demais idosos acometidos estão com sintomas leves e isolados. Os funcionários que contraíram o coronavírus, bem como aqueles que têm comorbidades, foram afastados das atividades. Todos eles já haviam sido contemplados com as duas doses da vacina logo no início da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”.
“A maioria dos idosos estão com sintomas leves. Nossa equipe tomou a providência de isolar todo mundo, foi uma operação de guerra. Quero ressaltar o apoio que a gente está recebendo da Prefeitura”, afirmou José Duarte, diretor do Abrigo Bom Jesus.
Fonte: Diário de Cuiabá