Pessoas que buscarem atendimento médico em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá deveram ser atendidos assim que chegar, independente de onde seja o posto e o bairro onde o paciente more. O prefeito Abilio Brunini (PL) determinou que o agendamento seja dispensado e a área de abrangência desconsiderada.
Em vídeo publicado em rede social, o gestor explicou a mudança, que se aplica às UBS’s. Situações mais graves devem ser encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que também prestarão socorro aos pacientes com classificação verde (menos urgente).
Segundo o prefeito, as equipes das unidades básicas que se recusarem em fazer os atendimentos serão trocadas.
“Todas as unidades básicas de saúde, posto de saúde, todos que atendem na ponta da rede primária: vocês têm a obrigação de atender todas as pessoas que aparecerem. Não tem como discriminar por bairro, tá bom? Acabou esse negócio”, disse Abilio em um vídeo publicado nas redes sociais ao lado da secretária de Saúde, Lúcia Helena Barboza.
“Equipes médicas e de enfermagem de todas as unidades básicas de saúde e postos de saúde, atendam a todos sem necessidade de agendamento, desde o primeiro horário de abertura do dia até o horário final do expediente”, escreveu em sua publicação.
Atualmente, a saúde pública é um dos principais problemas em Cuiabá. Falta de médicos e de insumos para atendimentos são queixas corriqueiras entre a população, que se vê desamparada.
Ainda na publicação, o gestor comunicou penalidade a quem desobedecer à orientação de atendimento. “Equipe de unidade básica de saúde que recusar fazer atendimento será trocada. A saúde básica tem como obrigação auxiliar as UPAs”, garantiu.
Fonte: Gazeta Digital