O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que irá decretar situação de emergência devido os números de casos de dengue. Abilio explicou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está levantando os números para que o decreto seja publicado. Será o terceiro assinado por Brunini desde que assumiu o Alencastro em 1º de janeiro, que já determinou situação de calamidade financeira e situação de emergência devido as chuvas.
“Estamos levantando os dados para publicar. Faremos a publicação, porém, ela precisa dos índices. Aqui em Cuiabá, os índices estarão atualizados”, falou o prefeito à imprensa nesta terça-feira (21).
Ao assumir a gestão, a SMS apontou que os casos de dengue em Cuiabá aumentaram 60%, entre 1º e 8 de janeiro, motivando a secretária Lúcia Helena Barboza Sampaio a reativar o Comitê de Prevenção e Controle da Dengue. Porém, o número escalou ainda mais na última semana, elevando a taxa para 85%.
Em Várzea Grande, a situação é semelhante. Mas, diferente de Abilio que ainda organiza levantamento, a prefeita Flávia Moretti (PL) se adiantou e decretou situação de emergência na última sexta-feira (17).
A prefeita de Jaciara (142 km de Cuiabá), Andréia Wagner (PSB), foi mais radical. Seu decreto libera a entrada de agentes de saúde em imóveis abandonados ou de ausência de pessoa que possa permitir o acesso de agente público para vistoria. A medida contém um cronograma de ações para o enfrentamento as doenças na cidade.
DIFERENÇAS ENTRE DENGUE, CHIKUNGUYA E ZIKA
Os sintomas da dengue, chikungunya e Zika são muito parecidos, o que acaba dificultando o diagnóstico. Acompanhe no Minuto HNT Saúde as principais diferenças entre as doenças.
VEJA VÍDEO
(HNT)