O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), disse que ainda acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro pode ter a condenação revertida e até surgir como opção viável para disputar a Presidência da República. Em entrevista nesta segunda-feira, 15 de setembro, o prefeito afirmou que a situação de Bolsonaro vai depender do momento político que o Brasil irá viver no ano que vem, assim como ocorreu com Lula (PT), quando houve a anulação de seu processo.
“Nós acreditamos que ainda tem muita coisa que pode ser revertida. Tem aquele parecer do ministro Luiz Fux [do STF], que ele deixou muito claro, mas Brasil você sabe como é. Pode acontecer de reverter e pode acontecer de não, vai depender do momento político”, afirmou.
Abilio comparou com a situação de Bolsonaro com a condenação de Lula. Segundo o prefeito, Lula teve a situação revertida devido ao cenário político do momento, lembrando que, em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as ações penais contra Lula na Operação Lava Jato ao declarar a incompetência da Justiça Federal de Curitiba para julgar o fato.
O prefeito também comentou uma situação em que o vereador carioca Carlos Bolsonaro teria dito que sairia do PL caso o pai não fosse o candidato a presidente. Abilio explicou que, na verdade, Carlos quis dizer que os membros do partido não poderiam decidir o nome do candidato a presidente sem conversar com Jair.
“O que eu acredito é assim: não se pode criar planos sem ouvir Bolsonaro. Quem toma essa decisão é ele. O que Carlos quis dizer, mas de forma diferente, é que o pai não tinha tomado decisão nenhuma e que tinha pessoas fazendo planos sem fazer consultar o próprio pai e o Bolsonaro vai tomar a decisão na hora que ele achar melhor”, disse. (Estadão de MT)