O governador Mauro Mendes (União) disse que as obras do Hospital Central, em Cuiabá, devem ser finalizadas ainda em 2023. A ativação da unidade, contudo, vai levar um pouco mais de tempo, em razão da necessidade de instalação de equipamentos de alta tecnologia e dos móveis que serão usados pelos pacientes e profissionais que vão atuar no local.
“Quem foi lá no Hospital viu a extrema qualidade do que nós estamos fazendo lá para entregar para a população. A meta é no final desse ano entregar as obras do hospital, entregar obras significa terminar a parte civil, começar a montar equipamentos, móveis”, disse o governador.
“Você tem equipamentos lá de altíssima tecnologia que vai ser montado naquele hospital. Nós estamos comprando agora, isso demora 90 a 120 dias, 180 dias dependendo do equipamento, para ser entregue e a partir daí todo um trabalho de ativação. Por isso que eu estou falando com toda a clareza: obra fica pronta em 2023 e a ativação do hospital no primeiro semestre de 2024”, explicou.
O Hospital Central começou a ser construído há 34 anos. Atualmente as obras estão 90% concluídas.
Segundo o Governo do Estado, serão investidos R$ 184,5 milhões na execução da obra. A unidade terá capacidade para 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames por mês.
O projeto prevê 10 salas cirúrgicas, 60 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 230 leitos de enfermaria e estrutura física para a realização de exames de imagem. (Repórter MT)