O senador Jayme Campos (União) afirmou, nesta quinta-feira (21), que caso o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vete o projeto de proíbe a saidinha de presidiários no país, o Congresso Nacional vai derrubar o parecer presidencial.
“Se vetar, com certeza, pode ter certeza que o Congresso Nacional vai derrubar o veto do presidente Lula”, afirmou em entrevista à imprensa.
A Câmara Federal aprovou, nessa quarta-feira (20), a proposta que restringe a saída temporária de presos. De acordo com o texto, só terão o benefício os detentos que tiverem cursando ensino médio, superior e supletivo profissionalizante. Agora, cabe ao presidente sancionar ou vetar a proposta.
Ao comemorar o resultado, Jayme defendeu que não se pode ‘retroceder’ e lembrou o caso do policial militar Roger Dias, de São Paulo, que foi morto a tiros por um preso que estava nas ruas devido ao benefício da saída temporária de fim de ano.
“Você viu o que aconteceu no ano passado, 3 mil e tantos não voltaram [aos presídios], continuaram a assaltar, dentre eles, aquele que matou o policial do estado de São Paulo, com uma saidinha cometeu um homicídio”, destacou.
“Foi aprovado a matéria, assunto vencido. Nós não podemos retroceder. O Brasil precisa de segurança, de homens compromissados com a segurança, porque hoje o marginal dominou”, acrescentou.
Fonte: Repórter MT