O vereador Kássio Coelho (PRD) apresentou projeto de lei 7/2024, que introduz a disciplina de Robótica na grade curricular das escolas municipais de ensino fundamental. A nova matéria, que será implementada como formação complementar, visa integrar conceitos de diversas áreas do conhecimento e estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro dos estudantes.
Pela proposta, a Robótica será ministrada em todas as séries do ensino fundamental, com foco especial nos anos finais. O objetivo é favorecer a interdisciplinaridade e promover a integração de conceitos de linguagem, matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia e artes.
Além disso, a disciplina pretende desenvolver aspectos ligados ao planejamento e organização de projetos, motivar o estudo e análise de máquinas e mecanismos do cotidiano, estimular a criatividade e o aproveitamento de materiais reciclados, e desenvolver o raciocínio lógico e a construção de projetos.
O autor do projeto destaca a importância da Robótica Educacional para trabalhar as competências previstas na Base Nacional Comum Curricular e desenvolver a compreensão das tecnologias através de montagens de protótipos.
“Com o estudo da Robótica, podemos proporcionar uma educação de qualidade que acompanha as mudanças da sociedade e prepara nossos jovens para os desafios do futuro”, afirma Kássio Coelho.
Caso seja aprovado nas duas votações na Câmara e sancionado pelo prefeito, as escolas municipais terão um prazo de 180 dias para se adequarem à nova lei, que já entrou em vigor com a sua publicação. A carga horária semanal mínima para a disciplina será de 50 minutos.
“Este movimento coloca Cuiabá na vanguarda da educação tecnológica, alinhando-se às diretrizes educacionais contemporâneas e reforçando o papel da educação como pilar fundamental para a evolução da sociedade”, argumentou.
O projeto está em tramitação na Casa de Leis desde o dia 18 de janeiro de 2024.
Definição e História da Robótica
Robótica, assim como o nome sugere, é a ciência e o estudo de robôs. O termo robô é originário da palavra checa robota, que significa “trabalho forçado, servidão”, e tal termo foi utilizado pela primeira vez em 1921 pelo escritor checo Karel Capek (1890-1938) na peça de teatro intitulada R.U.R. (Rossum’s Universal Robots, cujo livro foi lançado no Brasil pela editora Hedra com o título A Fábrica de Robôs).
Robôs, contemporaneamente falando, são máquinas computadorizadas feitas por seres humanos que realizam tarefas a partir de comandos dados, com o objetivo de facilitar certos trabalhos dentro de nossa sociedade. Um robô é um sistema integrado composto por sensores, manipuladores, sistemas de controle, fonte de energia e um software, os quais trabalham co-dependentemente a fim de realizar uma tarefa.