A onda de calor que atinge praticamente todo o país permanece até esta quarta-feira (20), último dia do verão, mas a semana será de muito calor, com máximas de até 38°C em Cuiabá e 39°C em Chapada dos Guimarães (62 km de Cuiabá). Também haverá chuva na região, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar do calorão, um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas foi emitido nesta segunda-feira (18), abrangendo quase todo o Estado. O “refresco” ao calorão deve chegar no fim de semana, quando as máximas caem para a casa dos 30°C na região. Confira a previsão completa para a semana.
CUIABÁ
Nesta segunda-feira, Cuiabá terá máxima de 37°C. Haverá muitas nuvens durante a tarde e à noite, mas sem possibilidade de chuva.
A terça-feira terá mínima de 27°C e máxima de 38°C. Ao longo do dia, haverá muitas nuvens com a possibilidade de chuvas durante a tarde e à noite.
Na quarta-feira, haverá mínima de 27°C e máxima de 37°C, com muitas nuvens e possibilidade de chuvas e trovoadas isoladas ao longo do dia.
A quinta-feira terá mínina de 26°C e máxima de 36°C. O tempo ficará com muitas nuvens, com possibilidade de chuvas.
Na sexta-feira, as temperaturas começam a cair e a mínima será 23°C e máxima de 33°C. Novamente, o tempo terá muitas nuvens com possibilidade de chuvas.
SUBINDO A SERRA
Na cidade turística de Chapada dos Guimarães, a máxima nesta segunda será de 39°C, com possibilidade de chuvas durante a tarde e noite.
A terça terá mínima de 24°C e máxima de 38°C. Já a quarta terá mínima de 21°C e máxima de 38°C. Na quinta, a mínima será de 23°C e a máxima, de 36°C. A sexta terá mínima de 20°C e máxima de 31°C. Haverá muitas nuvens com possibilidade de chuvas em todos os dias.
ALERTA
Apesar do calor, o Inmet emitiu um alerta amarelo de perigo pontencial para chuvas intesas para 122 cidades de Mato Grosso, das regiões médio-norte, nordeste, sudeste, centro-sul e parte do oeste.
Devem ser registradas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O aviso é válido para até terça-feira (19). (HNT)