Mauro anuncia decreto que obriga que cursos de formação de militares em MT sejam filmados

Fonte:

O governador Mauro Mendes (União) irá publicar um decreto na próxima segunda-feira (11) que obriga que todo treinamento do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil seja gravado.

Já estou pedindo, já determinei, nós vamos fazer um decreto estabelecendo a obrigatoriedade de todas a formação de oficiais da Polícia Civil, do Bombeiro, a formação que envolva alguma atividade de risco, elas deverão ser 100% filmadas para registrar a atuação de todos envolvidos”, disse o governador à imprensa, nesta sexta-feira (8).

A medida ocorre após a morte do aluno bombeiro Lucas Veloso Peres, 27 anos, em fevereiro, durante treinamento de salvamento aquático na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.

Infelizmente aconteceu mais essa fatalidade. Eu já conversei com a minha área de Segurança, com o secretário, nós estamos estudando e cobrando uma apuração rigorosa do que aconteceu”, completou Mauro.

Também após a tragédia envolvendo Lucas Veloso, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso realizou a mudança ‘total’ das equipes responsáveis pela instrução dos alunos-soldados durante o Curso de Formação da corporação.

Relembre o caso

Lucas morreu afogado no dia 27 de fevereiro, durante o treinamento realizado na Lagoa Trevisan. Essa é a segunda morte no curso dos bombeiros em menos de 7 anos. Em 2016, o aluno Rodrigo Claro também morreu após a atividade aquática.

Um inquérito Policial Militar foi instaurado pela Corregedoria da Corporação para apurar o caso. Denúncias feitas por colegas apontaram que Lucas foi submetido a “caldos”, por parte do instrutor do curso.

O exame de necropsia realizado pela Perícia Oficial Técnica (Politec) confirmou que Lucas morreu vítima de afogamento.

Fonte: Repórter MT