A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está intensificando medidas para conter o avanço dos casos de covid-19 na cidade. Entre as ações adotadas está a disponibilização de 18 leitos de enfermaria de retaguarda nas UPAs e policlínica, além de 10 leitos de UTI adulto.
Além disso, foi formalizada a compra emergencial de 50 mil testes rápidos de Covid-19, que devem chegar até quinta-feira (08) no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC). Esses testes serão distribuídos para diversas unidades de saúde da cidade, como UBS, UPAs, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e Hospital São Benedito, visando atender a demanda até agosto.
O objetivo dessa iniciativa é prevenir o surgimento de novos casos, permitindo que as pessoas diagnosticadas possam tomar medidas cautelares para evitar a propagação do vírus.
Após detectar picos de casos de covid-19 em janeiro, a SMS decidiu antecipar a realização de testes em massa, promovendo o dia D da testagem no município. O secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira, destacou a importância da população estar atenta aos sintomas e manter os cuidados básicos para reduzir a transmissão da doença.
“A a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, está trabalhando com toda celeridade possível para garantir o bem-estar de todos os cuiabanos, com a disponibilização de leitos e de testes para a população, apesar das dificuldades encontradas após o período de intervenção”, afirmou o secretário
Além dos testes rápidos, a SMS também fornecerá testes do tipo RT-PCR, com maior eficácia, mas com prazo de resultado em 72 horas. Os pacientes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para realizar o teste, seguindo as orientações médicas.
Fonte: PNB