Prefeito descarta cancelar Carnaval em Chapada por alta dos casos de covid: “Não tem ninguém intubado”

Fonte:

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), afirmou que vai manter a realização do tradicional Carvanal no município, mesmo diante da preocupação com os casos de covid-19, que vem crescendo em Mato Grosso. A dengue, segundo ele, também não oferece risco.

Froner argumenta que as infecções pelo vírus de covid-19 estão sendo monitoradas e os quadros registrados estão sendo tratados em casa. “Não tem nenhum paciente internado, não tem nenhum paciente intubado, então nos dá a garantia de promover esses eventos”, disse à imprensa na manhã desta segunda-feira (5).

O prefeito avalia que o verdadeiro ponto crítico para Chapada ainda é a situação da MT-251 na região do Portão do Inferno, onde as chuvas constantes de verão comprometem o fluxo de pessoas com bloqueios e com o sistema pare e siga.

“Se tiver algum risco, nós, como prefeito, vamos tomar as medidas necessárias. Vai haver essa grande concentração em Chapada. As pessoas querem sair no Carnaval, nós controlamos isso em 2021, 2022 e 2023, então agora é a hora da abertura, mas com segurança, para fazer essa grande festa da alegria”, diz sobre a dengue e a covid-19.

“Os casos na nossa UPA, que é referência, segundo os médicos, são bastante atenuados, com tratamento simplificado a domicílio”, argumenta. Chapada registra 20 casos. Durante os dias de festa serão 14 blocos desfilando pelas ruas do município, com previsão de aglomerar 30 mil pessoas ao longo dos quatro dias.

Dengue

Ainda conforme o prefeito, o surto de dengue que atinge todo o Brasil tem sido combatido na região com a aplicação de fumacê, mapeamento de larvas e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “Já começamos a limpeza de alguns bairros e que houve índice maior”, conta, afirmando que a ameaças sanitárias não colocaram em risco a Feijo Folia, prévia do carnaval na cidade.

Vacinação

Ao mesmo tempo, o gestor afirma que o poder público tem incentivado a população a buscar a vacinação contra a covid-19, mas encontra resistência quanto à bivalente. “Temos orientado a quem tiver sintomas de gripe e sintomas duvidosos a ficar isolados, a usarem máscaras, usem álcool. Temos que cuidar todos nós por nós”. (Repórter MT)