Dos dias 10 a 30 de janeiro, Mato Grosso registrou onze óbitos por Covid-19. A informação está disponível no Painel Covid, banco de dados atualizado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Além disso, até esta quarta-feira (31), foram registrados 4.718 casos da doença no estado.
As mortes ocorreram nos municípios de Cuiabá, Sinop, Sorriso, Água Boa, Poconé, Primavera do Leste, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Aripuanã, Rosário Oeste e Ribeirão Cascalheira.
A explosão no número de novos contaminados se dá em razão da circulação de uma nova variação da Ômicron. A identificação dessa nova cepa da doença, foi divulgada pela SES no dia 22 de janeiro. Foi a primeira vez que a sub-variante JN 2.5 foi registrada no Brasil.
De acordo com os dados da SES, vinte e seis cidades do estado apresentam risco alto ou muito alto de contaminação. Em municípios como Cáceres e Nova Xavantina, as Prefeituras já recomendaram o uso de máscaras pela população.
Na semana passada, o Governo do Estado recomendou que pacientes, profissionais de saúde e visitantes utilizem máscaras nas dependências de estabelecimentos de saúde da rede estadual. A medida é uma tentativa de frear a contaminação nesses locais.
Em Cuiabá, a Prefeitura Municipal realiza nesta quarta-feira (31) uma testagem em massa da população. Pessoas com sintomas da doença ou que tenham tido contato com pessoas que testaram positivo para covid podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para efetuar o teste.
Os atendimentos têm início a partir das 13h e vão até o fechamento das unidades de saúde. Quem testar positivo receberá os encaminhamentos necessários para início do tratamento. (Repórter MT)