Prefeitura cria comissão para coordenar implantação do VLT em Cuiabá

Fonte:

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, editou decreto para criar uma Comissão Técnica de coordenação e execução das ações necessárias à implantação do VLT de Cuiabá. A comissão terá coordenação geral do chefe do Executivo Municipal. A normativa foi publicada por meio de Decreto Municipal de nº 10.036/2024, que entrou na edição da Gazeta Municipal desta terça-feira (16).

No dia 5 de janeiro, o Ministério das Cidades reabriu o sistema ‘TRANSFERGOV’, possibilitando a inclusão do Novo Projeto Funcional para Sistemas de Morbilidade Urbana – Reestruturação do Projeto de Implantação do VLT de Cuiabá.

Faz-se importante ressaltar que o projeto para a implantação do modal segue as especificidades do edital do Novo PAC Mobilidade Urbana, garantindo o investimento federal para transportes de alta e média capacidade, incluindo metrôs, trens urbanos e VLTs.

“Mediante o investimento do governo federal no projeto do VLT Cuiabano será possível realizar o sonho do povo cuiabano em ter um transporte sustentável, silencioso, digno, que vai promover não só o desenvolvimento econômico, urbano e social, mas vai garantir dignidade para os usuários do transporte coletivo. Vamos colocar Cuiabá na linha de frente das grandes cidades do Brasil e do Mundo que adotaram o moderno sistema do VLT”, esclareceu o prefeito.

A comissão será composta por representantes do gabinete do prefeito, das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (assumirá a coordenação geral, em caso de eventual impossibilidade temporária do Prefeito); Gestão; Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; Obras Públicas e Procuradoria Geral do Município.

A comissão será mobilizada para o atendimento de novas demandas, caso surja a necessidade de novas ações no decorrer do período de elaboração dos projetos e minutas.

A coordenação técnica será exercida por Janete Ely, economista e consultora técnica na área de infraestrutura de transporte e logística. O prazo para conclusão do estudo técnico preliminar e as minutas do termo de referência e edital de licitação até o dia 29 de março de 2024.

O novo projeto do VLT Cuiabano prevê a extensão do modal até o Distrito Industrial, no trecho Coxipó. Em comparação com o projeto original, que possuía 22.180 metros e 33 estações, a reestruturação proposta pelo município de Cuiabá aumentará o VLT para 23.125 metros, com 03 terminais de integração, 01 estação de conexão e 32 estações de transbordo.

REUNIÃO

No último dia 11, após um produtivo diálogo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o prefeito de Cuiabá anunciou uma reunião no Ministério das Cidades. Nessa ocasião, junto com a equipe responsável pela elaboração do projeto do novo modal do VLT, realizará a apresentação presencial aos técnicos do Ministério das Cidades, ao secretário Nacional de Mobilidade Urbana, bem como ao diretor de Infraestrutura de Mobilidade Urbana, além de outros técnicos daquele ministério. (HNT)