O complexo viário do Tijucal deve ser entregue dezembro deste ano. A construção é uma das obras projetadas para a Copa do Mundo de 2014 e que não ficaram prontos para mundial. O orçamento para a obra que compreende viaduto e trincheira no acesso ao bairro era previsto em R$ 30,1 milhões, mas será concluído com um valor R$ 33,2 milhões.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Cidades (Secid), as obras foram reiniciadas após a assinatura do Termo de Ajuste de Gestão (TAG), em outubro do ano passado, entre o a Secretaria, a empresa responsável pelo trabalho e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O TAG determina que os trabalhos sejam concluídos até junho de 2017. No ritmo que segue o andamento da construção, o complexo está dentro do cronograma estimado. Atualmente 90% da edificação está concluída.
No edital de licitação lançado em 2012 era previsto 540 dias para a entrega da obra. No entanto, a obra já teve alguns adiamentos. O prazo anterior para a conclusão era até julho deste ano, conforme a Secid. Porém, o ritmo do trabalho estava abaixo do esperado, assim como o número de trabalhadores no local devido a problemas com a empresa responsável. Por isso, o prazo foi estendido mais uma vez.
Idealizado para melhorar a mobilidade urbana, o complexo se encontra parcialmente utilizado e com registros de acidentes no viaduto. Na semana passada, um veículo capotou sobre o elevado.
Conforme a Sedic, o complexo compreende a trincheira de 740 metros de extensão entre a BR-364 até a Avenida Archimedes Pereira Lima. Já o viaduto de 520 metros de extensão liga a BR-364, passando pelo trevo de acesso do bairro Tijucal até a avenida Fernando Corrêa da Costa.