O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), defende a construção da MT-030, que seria uma rota alternativa e mais curta para acessar a cidade.
A possibilidade da via ser construída voltou à tona após o Governo do Estado decretar situação emergencial sobre o Portão do Inferno (MT-251) devido aos recentes deslizamentos de terra.
O traçado vem sendo colocado como solução para a insegurança do trajeto. Deputados estaduais já destinaram R$ 100 milhões da Lei Orçamentária Anual de 2024 para dar início ao projeto.
Segundo Froner, 87% da população de Chapada é favorável à nova via.
Apesar de apoiar a construção de uma nova rota, o prefeito destacou a importância de melhorar a infraestrutura da MT-251.
Atualmente, o Parque de Chapada é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Froner espera que o Governo Federal conceda autorização ao Governo de Mato Grosso para intervir sobre a região e promover reformas.
“Defendo a consolidação da MT-251. Já temos muito empreendimento no entorno dela. Se resolver essa questão com o ICMBio, [defendo] fazer uma obra emergencial que possa dar segurança ao Portão do Inferno”, disse.
“Lutar pela terceira faixa, prever travessia de animais, pontos de conservação e de fotografia e a duplicação dos trechos previstos pelo governo”, mencionou.
Fonte: Midianews