Consórcio Construtor é responsável pelas obras de implantação do BRT e tem a obrigação de fazer os projetos executivos das obras. Esses projetos são construídos por etapas e as prefeituras envolvidas na obra, no caso a de Várzea Grande, onde o cronograma inicial divulgado também não foi cumprido, e a de Cuiabá, precisam autorizar as intervenções no município.
Antes dessas mudanças no cronograma por falta de projetos executivos, a Secretaria de Infraestrutura havia anunciado que o percurso do modal em Cuiabá também passou por alterações e deverá incluir a Av. Getúlio Vargas, subindo até a Praça 8 de abril e fazendo o retorno pela Av. Isaac Póvoas, com o objetivo de garantir à população mais facilidade de acesso à região central.
Segundo a secretaria, a implantação do BRT em Cuiabá e Várzea irá promover uma racionalização do transporte público na região metropolitana, o que significa viagens mais rápidas para a população, promovendo melhorias na mobilidade urbana.
Além disso, o novo modal vai permitir uma tarifa menor para os usuários do transporte. A tarifa estimada, até então, era de R$ 4,37, abaixo do valor que já é praticado com os ônibus convencionais. Não há informações sobre alterações de valores das tarifas.