As obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) na Avenida da FEB, em Várzea Grande deverão ser concluídas apenas em agosto do ano que vem, conforme informou o Consórcio responsável pelo modal ao Leiagora. O término dos trabalhos que vêm sendo realizados com diversos maquinários na via estava previsto para ser concluído ainda em novembro deste ano, mas, agora foi adiado para o segundo semestre de 2024, quando as demais obras no município também deverão ser concluídas, conforme prazo estipulado no contrato.
“Em Várzea Grande, o término das obras na Avenida da FEB está previsto para agosto do próximo ano”, diz trecho da nota enviada pelo Consórcio ao Leiagora.
O secretário de estado de Infraestrutura e Logística Marcelo Padeiro, após várias vezes estender o prazo da obra, chegou a afirmar que o limite para a finalização dos trabalhos na via seria em 15 de novembro desse ano, no entanto, até o momento, nem a Sinfra, nem a prefeitura de Várzea Grande sabem qual será o novo cronograma de obras para que o modal possa circular na cidade industrial.
Ao Leiagora, o consórcio estipula apenas um prazo final, mas não estabelece um plano de trabalho mensal, por exemplo, quanto ao que já foi feito e o que resta ainda ser readequado para que desta vez, o prazo seja cumprido, mesmo que há um ano do que já estava previsto.
A FEB sofre há mais de 10 anos com uma sequência de obras inacabadas desde que o modal escolhido para melhorar a circulação entre os usuários do transporte intermunicipal Cuiabá/Várzea Grande, ainda era o Veículo leve Sobre Trilhos (VLT), que deveria ficar pronto na Copa de 2014. Agora, a avenida deverá contar com a reformulação adequada para a passagem do BRT, apenas em agosto, prazo que consta desde a assinatura do Governo de Mato Grosso com o Consórcio BRT.
Vale lembrar que com os retardos nas obras na Cidade Industrial impactam no desenrolar dos trabalhos em Cuiabá, que também já haviam sido alvos de atraso.
Essas obras fazem parte do pacote de substituição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o BRT e são orçadas em R$ 468 milhões. Os trabalhos são tocados pelo Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela empresa Nova Engevix, que venceu a licitação realizada em março de 2022.
Nesse ano, os projetos apresentados pela gestão estadual geraram uma infinidade de protestos por parte de comerciantes várzea-grandenses que eram contra a passagem do modal na Avenida Couto Magalhães. A justificativa era de que as obras poderiam prejudicar as vendas de fim de ano no comércio local, o que de fato poderia ocorrer devido aos atrasos.
Fonte: Leiagora