Doze de dezembro de 2001. Data da fundação do Cuiabá Esporte Clube que nasceu predestinado para ser campeão e empilhar glórias e sucessos. O Dourado chega aos 22 anos no auge de sua curta e rica história com conquistas dentro de fora de campo.
Na Série A 2023, o clube alcançou a maior pontuação da história ao chegar aos 51 pontos, com 14 vitórias e fechando a temporada em 12º lugar, garantindo a vaga na Copa Sul-Americana. Entre os feitos da temporada foram as vitórias sobre o Flamengo, Fluminense, Athletico-PR, Coritiba, Bahia e Santos todas por 3 a 0, marcando definitivamente de vez o nome do clube entre os grandes da elite nacional, indo para o quarto ano seguido de disputa na Série A.
Antes, no primeiro semestre o time conquistou o 12º título estadual da história de forma invicta e incontestável com 12 vitórias e um empate. Supremacia mato-grossense mantida.
Ao todo, o clube fechou o ano com 57,3% de aproveitamento – 57 jogos, 29 vitórias, 11 empates e 17 derrotas. Foram 84 gols marcados e 50 sofridos.
Na categoria de base, o clube também teve um ano marcante. Iniciou ainda em janeiro com a melhor campanha da história na Copa São Paulo de Futebol Júnior ao chegar à terceira fase.
A equipe sub-20 ainda conquistou o título do Campeonato Mato-grossense da categoria e o vice-campeonato da Copa FMF, na disputa contra equipes profissionais do estado.
O Sub-11 foi vice-campeão estadual e vice da Copa Pereira. O sub-13 levantou a taça do Estadual da categoria, assim como o sub-15 que também se sagrou campeão estadual. A equipe sub-17 foi campeã da Copa Sorriso e vice do estadual, sem contar as inúmeras vitórias em torneios locais da nossa escolinha.
O Dourado teve ainda a primeira convocação para a Seleção Brasileira da história com a ida do jovem lateral-esquerdo Rikelme para a Seleção Sub-20.
CT Manoel Dresch
Fora das quatro linhas, o Dourado viu o CT Manoel Dresch ganhar forma e ficar perto de ser inaugurado. Orçado em R$ 50 milhões, o local será referência e um dos modernos do país e do mundo.
O projeto contempla quatro campos oficiais (três já estão prontos e em uso), prédio com academia, salas médicas e de fisioterapia, salas administrativas, refeitório, cozinha, vestiários, lago, hotel, etc.
O vestiário dos atletas já está pronto e no aguardo de demais áreas serem inauguradas para o início da utilização.
A nova estrutura terá 5 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 100 mil metros quadrados.