Alunos e alunas da Escola Municipal Ezequiel Pompeu de Siqueira, no bairro Araés, em Cuiabá, foram contempladas com a entrega de kimonos do Projeto Karatê Inclusivo II, promovido pela Associação Centro América Shotokan. O evento ocorreu na quinta-feira (07/12).
De acordo com a sensei Vilda Aparecida Lúcio, o projeto atende 120 crianças na escola. Dessas, 30 receberam os kimonos, a partir do Karatê Inclusivo 2. “São estudantes em vulnerabilidade social, com idades de 6 a 12 anos, que precisam de todo o nosso suporte para continuar no projeto”, destaca.
Mais do que ensinar uma arte marcial, Vilda ressalta que o projeto forma cidadãos para a vida. “O próprio nome do projeto diz: ‘Karatê Inclusivo’. Esse é o nosso objetivo principal: integrar socialmente e formar cidadãos para além de atletas”, reforça a sensei.
O projeto é apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio do Programa Ponto dos Esportes.
Participaram da cerimônia de entrega dos kimonos, o secretário adjunto da Secel, David Moura; coordenadora de Programa e Projetos da Secretaria de Educação de Cuiabá, Marcela Rezende; e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Andréa dos Santos.
As autoridades parabenizaram a Shotokan que há décadas desenvolve um trabalho pioneiro, ao utilizar o karatê para promover a cidadania e inclusão social de jovens carentes, principalmente da grande Cuiabá.