Em abril, antes do início do Brasileirão, o ChatGPT (inteligência artificial) respondeu qual seria a classificação final do campeonato. A publicação foi feita no site Lance!. Hoje, após o encerramento, conferimos se a Inteligência Artificial entende mesmo de futebol. Para começar, a IA conseguiu CRAVAR o América-MG como lanterna do Brasileirão. MITOU!
Já o segundo rebaixado, a Inteligência Artificial falou que seria o Cuiabá. Errou feio! A equipe de Mato Grosso terminou o Brasileirão na 12ª colocação.
Passou perto! O Coritiba foi apontado como 18º colocado, mas ficou em 19º. Acertou que seria rebaixado!
O Fortaleza foi apontado como rebaixado, na 17ª colocação, pelo ChatGPT. Apesar de alguns momentos conturbados, o “Laion” terminou longe da zona da degola, na 10ª colocação.
Segundo o ChatGPT, o Red Bull Bragantino ficaria na 16ª colocação, mas o time de Bragança Paulista figurou na parte de cima da tabela ao longo de todo campeonato, terminando em 6º lugar.
O rebaixado Goiás, 18º colocado no Brasileirão, teria uma sorte maior caso a previsão da IA tivesse se confirmado.
O Athletico Paranaense terminou o Brasileirão na 8ª colocação, seis posições acima da prevista pelo ChatGPT.
O Bahia lutou até o último suspiro para permanecer na Série A, terminou em 16º lugar, mas o ChatGPT apontava que ele seria o 13º na tabela.
O Botafogo, que primeiro surpreendeu positivamente e depois negativamente, terminou em 5º lugar no Brasileirão. Se levar em conta a previsão da IA (12ª colocação), o botafoguense tem muito a comemorar.
Escapando do rebaixamento na última rodada e ficando em 15º, o Vasco tinha a previsão de terminar o Brasileirão na 11ª colocação.
A previsão para o Cruzeiro também era mais otimista do que a realidade apresentou. A equipe mineira terminou em 14º lugar, quatro posições abaixo da previsão do ChatGPT.
O Fluminense terminou na 7ª colocação, duas posições acima da estimada pela Inteligência Artificial.
Já o Atlético-MG foi muito melhor que a estimativa do ChatGPT, terminando na 3ª colocação, com vaga garantida na fase de grupos da Libertadores.
A previsão para o Internacional não foi tão ruim. A equipe gaúcha terminou em 9º, duas posições acima da prevista.
O Corinthians terminou a competição na 13ª colocação, posição muito pior que a prevista pelo ChatGPT no início do Brasileirão.
Passou perto! O Flamengo terminou o Brasileirão uma posição acima da prevista (5º) pela IA.
O Grêmio surpreendeu muitos torcedores ao ficar no G4 do Brasileirão, mas o ChatGPT já apontava um bom desempenho da equipe de Renato Gaúcho. Foi o 3º colocado!
Campeão do Brasileirão, o Palmeiras foi apontado como o 3º colocado pelo ChatGPT. Pelo visto, a inteligência do Abel Ferreira é superior à inteligência artificial.
O maior erro de todos! A Inteligência Artificial havia apostado no Santos como vice-campeão do Brasileirão, mas o Peixe foi rebaixado para a Série B.
Talvez a Inteligência Artificial não esteja bem calibrada e ainda confunda Campeonato Brasileiro com Copa do Brasil. O São Paulo foi apontado como o campeão, mas terminou apenas na 11ª colocação.
Fonte: Lance!